domingo, janeiro 05, 2014

Tertúlia BD de Lisboa - 355º Encontro - Janeiro 2014 - 1ª vez em novo local











Após vinte e oito anos e picos de encontros mensais no Parque Mayer, a Tertúlia BD de Lisboa vai sair desse espaço que foi considerado emblemático em tempos recuados - chegando a ter três teatros, um cinema, um ringue de boxe, vários restaurantes, dois cafés e o bar "Cantinho dos Artistas", que, de porta fechada, estava aberto toda a noite.

Assim, já na próxima 3ª feira, dia 7 de Janeiro de 2014, a partir das 20h00, a TBDL realizar-se-á na Casa do Alentejo, na Rua das Portas de Santo Antão, nº 58 - quase ao lado do Coliseu.

Enquanto fundador da tertúlia - embora dela afastado, como organizador, desde Junho de 2013 -, lamento a mudança. Mas tenho de concordar, com o quarteto que actualmente a dirige, que as condições se foram degradando nestes últimos meses, ao ponto de acharem que a única solução passava por deslocalizá-la.

Concretizada a ideia do desvio para espaço diferente, mas mantendo o esquema habitual de funcionamento da tertúlia, o quarteto por ela responsável - Álvaro, Inês Ramos, Isidro e Moreno - terá um Convidado Especial, realizará um sorteio interactivo de peças de banda desenhada (antigas e recentes), e organizará um "comic jam" com a participação de seis ilustradores/autores de BD, cujo resultado mostrarei num próximo "post".

Quanto ao Convidado Especial - o primeiro neste diferente local - usa o nome artístico de Quico, mas na realidade chama-se Luís Filipe Nogueira. A prancha de BD que ilustra a presente postagem é, obviamente, de sua autoria. E a autobiografia do autor está sob a prancha, disponível para leitura.

Faço votos para que a mudança se prove benéfica, e que a tertúlia continue a ser ponto de encontro mensal de uma média de três dezenas de bedéfilos - autores, editores, leitores, coleccionadores - por muitos mais anos.

Acerca do novo local da TBDL, vale a pena ver/ler o notável "post" escrito e ilustrado fotograficamente por Machado-Dias, no seu blogue Kuentro, no endereço kuentro.blogspot.pt/2014/01/a-tertulia-bd-de-lisboa-sai-do-parque.html

------------------------------------------------------------------------------ 
Ilustram o presente "post" (de cima para baixo):

1) O logótipo da Tertúlia BD de Lisboa - TBDL, em sobreposição com a imagem da entrada da Casa do Alentejo, em Lisboa, numa excelente composição de Machado-Dias, extraída com a devida vénia ao autor, do seu blogue Kuentro, no endereço acima registado;

2) Uma banda desenhada, de prancha única, intitulada Titanic - A Verdadeira História, da autoria de Quico

3) A autobiografia de Quico, autor Convidado Especial no 355º Encontro da TBDL, reproduzido no programa da tertúlia
------------------------------------------------------------------------------- 

Tertulianos que marcaram presença na TBDL do dia 7 de Janeiro de 2014:

Lista de participantes fornecida por Inês Ramos, elemento do quarteto que desde Julho de 2013 dirige a TBDL, e aqui acrescentada "a posteriori"

1. Adelina Menaia
2. Álvaro
3. Ana Saúde
4. António Isidro
5. Bruno Martins
6. Clara Botelho
7. Cristina Costa Amaral
8. Falcato
9. Filipe Duarte
10. Geraldes Lino
11. Hugo Moreira
12. Hugo Tiago
13. Inês Ramos
14. Isabel Viçoso
15. João Amaral
16. João Figueiredo
17. João Vidigal
18. José Pinto Carneiro
19. Machado-Dias
20. Manuel Valente
21. Miguel Costa Ferreira
22. Moreno
23. Nuno Viegas
24. Pedro Bouça
25. Pedro Silva
26. Policarpo
27. Quico Nogueira - Convidado Especial
28. Rui Cosme
29. Rui Domingos
30. Sá Chaves
31. Sandra Rosa
32. Simões dos Santos
33. Sónia Oliveira
34. Sónia Ribeiro
35. Victor Jesus
36. Victor Mesquita
----------------------------------------------------------------------------------

Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens deste tema poderão fazê-lo clicando no item Tertúlia BD de Lisboa incluído em rodapé 

Sem comentários: