quinta-feira, janeiro 15, 2015

Exposições BD Avulsas (Lisboa) - Marco Mendes


Zombie é o título da mais recente obra de BD do talentoso ilustrador/autor de BD, Marco Mendes.

É o conteúdo dessa obra que se compõe de uma novela gráfica, que vai estar em exposição na Abysmo Galeria, numa organização conjunta com a livraria portuense Mundo Fantasma.

As peças que estarão visíveis - a partir das 19h00 de 16 Janeiro - constituem um conjunto de pranchas originais de BD, cujas reproduções constam do livro "Zombie".

Abysmo Galeria
Rua da Horta Seca, 40 - r/c
Lisboa
-------------------------------------------------------
MARCO MENDES

Biobibliografia

Marco Alexandre Camarneiro Mendes, Coimbra, 1978.

Em 2000 foi aluno do programa Erasmus, da Academia de Belas Artes da Letónia, e desde 2002 que possui licenciatura em Design de Comunicação (Artes Gráficas), obtida na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Actualmente é docente, ilustrador, autor de BD e também artista plástico.

Como docente, tem exercido em diversos cursos, designadamente na Licenciatura em Banda Desenhada e Ilustração, na Escola Superior Artística do Porto (ESAP),- Extensão de Guimarães, desde 2006 até ao presente; e na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), onde, entre 2006 e 2007, foi Professor Assistente Convidado nas disciplinas de Desenho I e Desenho II.

Noutro capítulo, o de Exposições, cursos e workshops, tem tido actividade em diversos locais: foi convidado pelo Museu de Arte Contemporânea de Vigo e Pazo de la Cultura de Pontevedra, para organizar uma exposição com originais de banda desenhada e ilustração de diversos autores portugueses, no âmbito do colectivo "A Mula"; foi organizador e monitor de um workshop de fanzines para crianças, integrado no mesmo evento; na Fundação de Serralves foi monitor de um curso de banda desenhada para crianças dos 7 aos 12 anos.

Em 2004, ele e Miguel Carneiro fundaram o colectivo "A Mula", com vários objectivos: edição de fanzines, organização de workshops e exposições nas áreas da ilustração e banda desenhada.

Já participou em várias mostras individuais de BD e Ilustração: em Dezembro de 2006, sob o título "Diário Rasgado", na Wasser Bassin (Edifício Artes em Partes, Porto); em Setembro de 2007 esteve patente na Galeria Plumba (Porto) a sua mostra "Uma Formiga na Saia do Universo"; e em Março 2008, na Galeria Extéril (Porto), expôs obras recentes.

Colaborou também em numerosas exposições colectivas de banda desenhada e ilustração em diversos locais, nomeadamente Pazo de la Cultura, Pontevedra, Espanha (Abril 2008); Festival Mesa Redonda, Açores (Fev.2008); Espaço Maus Hábitos, Porto, a mostra "Se Cá Nevasse Fazia-se Cá Ski" (Nov. 2007); Komikazen: 3º Festival Internazionale del Fumetto di Realtá, em Ravena, Itália (Out.2007); Bedeteca de Lisboa: "Tropa Macaca" 2006/2007 (Junho 2007); O Espaço (Lisboa) - "Qu'Inferno!" - Colectiva de BD e Ilustração; integrou a exposição "Attention, Work", de autores portugueses organizada pelo colectivo "Stripburger" no Treviso Comic Book Festival, Itália, em Setembro de 2014. Em Janeiro de 2015, pranchas da sua novela gráfica "Zombies" estiveram em exposição em Lisboa, na Abysmo Galeria.

Tem colaborado com bandas desenhadas e textos sobre BD em variadas publicações: revistas Desvio, 365 e Hotel (1998 e 1999); no livro "Salão Olímpico", editado pela Fundação de Serralves (Porto), participou com um texto sobre "Fanzines de Banda Desenhada no Porto" e com uma banda desenhada (2003/2006); no fanzine Quadrado (nº 5, 2003, e nº7, 2006); nos fanzines Hmm... Estou a Ver, Estou Careca e a Minha Cadela Vai Morrer, Cospe Aqui (entre Dez. 2005 e Abril 2006); edição de uma banda desenhada em DVD pelo "Politicando - Centro de Documentação do 25 de Abril na Universidade de Coimbra (2006); no semanário gratuito de Lisboa, Mundo Universitário (Jan. 2007); no fanzine Carlitos, edição de autor, com a colaboração de Lígia Paz (Out. 2007); no fanzine Tertúlia BDzine (Fev. 2008); de novo no semanário Mundo Universitário (Abril 2008); neste mesmo ano foi-lhe publicado o livro "Tomorrow the Chinese Will Deliver the Pandas", e participou em dois números do fanzine Efeméride (nº 3 - Junho 2008, nº 5 - Julho de 2012).
Também em 2012, Maio, foi publicada a novela gráfica "Diário Rasgado", que compila uma série de bandas desenhadas autobiográficas; em 2013 saiu o álbum de desenhos "Anos Dourados"; e no início de 2014 foi a vez de ser editada a novela gráfica "Zombie", pela editora Mundo Fantasma.
G.Lino     
     
 --------------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes cinquenta e oito "posts" sobre exposições avulsas (ou seja, não inseridas em festivais BD), poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD Avulsas visível no rodapé.

Sem comentários: