domingo, janeiro 11, 2015

Sem Palavras (IV)






Vuillemin é um autor brilhante, tanto nas ideias que transforma em BD, quanto na força das imagens que desenha.

Mais uma prova está na banda desenhada "Nossos Amigos os Animais" que, para além do aparente lugar comum do título, representa a desconstrução e ironia nele implícita que se detecta no final. 

A sensação que nos transmite a última vinheta é de tristeza, profundamente amarga. Vuillemin, especialista em humor cruel, consegue quase convencer-nos logo na imagem inicial, de que sacrificar o pequeno cão é a única forma de solucionar, durante algum tempo, a fome do filho e do casal.

Mas é bem visível a forte amizade que a criança nutre pelo animal e quão feliz ela se sente nas suas brincadeiras, até que, na continuação do episódio, essa pequena felicidade vai terminar abruptamente, dando azo à lancinante reacção da criança, construindo um final impressionante numa bd tão curta, mas assaz emotiva. Chapeau, Vuillemin.

Animal - Nº 7 (Ano não indicado)
São Paulo - Brasil

----------------------------------------------------------------------  
Vuillemin

Síntese biográfica



 


Philippe Vuillemin  (8 de Setembro de 1958, Marselha, França) iniciou-se na BD em 1977.  Desde então fez bandas desenhadas curtas para os magazines L'Écho des Savanes, Hara Kiri e Charlie Mensuel
Irreverente, tem escolhido para alvo da sua virulência figuras gradas da sociedade, de Lech Walesa ao Papa.

"Sales Blagues" - piadas mais ou menos "sujas", criadas por Reiser e Coluche, desenhadas por Vuillemin -, constituem importante componente da sua produção, mas a obra que lhe deu especial visibilidade  foi "Hitler= SS", sob argumento de Jean-Marie Gourio e que, publicada em álbum em 1987, criou grande controvérsia, por tratar um tema melindroso, os campos de extermínio nazis.

Dado o seu visual algo efeminado, tanto nas feições suaves como na longa cabeleira encaracolada, Vuillemin representou o papel da personagem andrógina Alexina no filme "Le Mystère Alexina", de René Ferret, em 1985.

Em 1993 participa no renascer do magazine Hara-Kiri.

Em 1994 e 1996 concretiza dois projectos dirigidos a um público mais jovem - "Voir la Mer" e "Pit-bull contre Zoulous", com argumento de Thierry Dedieu.

Sob chancela da Albin Michel - editora onde granjeou grande prestígio -, são editadas duas obras que reunem as suas bandas desenhadas dispersas: "Monde Merveilleux de Vuillemin" (1995) e "Chefs-d'Ouvre de Vuillemin" (1997).

Philippe Vuillemin é também músico, participando no grupo "Dennis Ywist". 

---------------------------------------------------------------------- 
Os interessados em ver as postagens anteriores deste tema poderão facilmente fazê-lo clicando no item Sem Palavras visível no rodapé.

4 comentários:

leandromd disse...

Putz, que HQ "animal"! Realmente, comovente!!!

Geraldes Lino disse...

Caro amigo visitante Leandro M.D.

Desculpe a tardia resposta, mas só agora dei pelo seu comentário.

Fico-lhe grato pela sua visita e por ter incluído o meu Divulgando Banda Desenhada na sua lista "Blogues Que Estou a Seguir".

Por minha vez visitei o seu Leandro M.D.(leandromd.blogspot.pt) e gostei do que vi, incluindo a sua própria "quadrinização da Música Sandina dos Replicantes", e fiquei a saber que participou na Corrida de São Silvestre 2014.

Grande abraço, confrade bloguista brasileiro!

TheKhan disse...

Brilhante na forma como mexe com os nossos sentimentos.

Geraldes Lino disse...

Caro desconhecido TheKhan

Também considero brilhante a forma como você sintetizou a emoção que transmite poderosamente a curta banda desenhada do genial Vuillemin.