segunda-feira, abril 20, 2015

Curso de BD - 25 de Abril


Estamos a 20  de Abril, é hoje mesmo que se inicia um curso de BD que durará até ao dia 24, e que se apresenta sob o título "Vem Fazer o 25 de Abril em Banda Desenhada".

Como vai ser dirigido por Nuno Saraiva - um categorizado autor de BD,além de ter bastante experiência a dirigir este tipo de cursos - e realizado em horário pós-laboral (entre as 20h30 e as 22h30), na MArt (*), é ainda possível telefonar para o Nuno (tlm 927549092), a fim de reservar lugar.

-------------------------------------
(*)

MArt

espaço de projecto, aprendizagem e experimentação artística

Cursos e workshops em torno de diferentes disciplinas, técnicas e temáticas das artes visuais.
Público-alvo com ou sem experiência/formação prévias, que procura desenvolver conhecimentos práticos e teóricos, competências básicas ou especializadas no âmbito das artes visuais, da História da Arte Antiga e Contemporânea.
Os programas e as aulas são orientadas por artistas reconhecidos e com experiência pedagógica.
A MArt organiza residências e academias artísticas, palestras, exposições, visitas e aulas em Museus e Galerias de Arte com o objectivo de complementar a formação e envolver os alunos no panorama artístico profissional contemporâneo.

MArt
Rua Rosa Araújo nº 12, 1250-195 Lisboa
geral@artemart.pt
00351 92 754 90 92 

-------------------------------------------------------

NUNO SARAIVA  

Síntese biográfica

Nuno Jorge de Avelar Teixeira Saraiva, Lisboa, 27 de Agosto de 1969.
Adquiriu formação académica na FBAUL-Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e no IADE-Instituto de Artes Visuais Design e Marketing. 
É professor de Ilustração e BD no AR.CO - Centro de Arte e Comunicação Visual.
A sua vasta produção de banda desenhada está espalhada por fanzines (Banda, Comic Cala-Te, Hips!, Efeméride), revistas (Ego, Cosmopolitan) e jornais (O Fiel Inimigo, depois apenas Inimigo, neste sob o pseudónimo Ketch, Independente, Mundo Universitário).
Parte dessa produção está reunida em álbuns: Filosofia de Ponta, sob argumentos de Júlio Pinto, com três tomos editados; para o mesmo argumentista desenhou "Arnaldo o Pós-cataléptico" e "Guarda Abílio". A fazer duo com Paulo Patrício, este enquanto argumentista, desenhou a série "Escrita Fina", publicda no semanário Expresso entre 2004 e 2005.
A "solo" realizou "Os Dias de Bartolomeu", "Zé Inocêncio", "As Aventuras Extra Ordinárias de um Falo Barato".
Faz parte actualmente do colectivo TLS-The Lisbon Studio, onde tem colaborado no TLS Webmag.
É também importante a sua obra na ilustração, designadamente nos livros, de temáticas diversas, "A Crise Explicada às Crianças - Para Miúdos de Direita e Para Miúdos de Esquerda", sob texto de João Miguel Tavares, "Caríssimas 40 Canções - Sérgio Godinho", e "Isto É Um Assalto", com texto de Francisco Louçã e Mariana Mortágua.
Tem estado presente em diversas exposições de BD e Ilustração, individuais e colectivas.
Em 2006 criou imagens para dezasseis receitas de culinária, usando imagens de carácter erótico com os rostos de actores e actrizes do cinema internacional.
Em 2010 foi galardoado com o Prémio Stuart de Desenho de Imprensa, criado por El Corte Inglés e Casa da Imprensa, por uma ilustração sua para a capa do suplemento Ípsilon do jornal Público
Foi o representante de Portugal no 11º Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação - Luanda Cartoon, em Agosto de 2014.
Iniciou em Novembro do mesmo ano a obra em BD "Tudo Isto é Fado", em publicação no semanário Sol - revista/suplemento Tabu - ao ritmo de quatro pranchas por semana, a cores, sendo ele também o argumentista/guionista, sob elementos que lhe são fornecidos pelo Museu do Fado, responsável pela co-produção. 


-------------------------------------------------------

Os visitantes interessados em ver as postagens anteriores deste tema poderão facilmente fazê-lo. Bastará clicarem sobre o item Cursos e Workshops, visível no rodapé

Sem comentários: