sexta-feira, maio 08, 2015

2ª Mostra do Clube Tex Portugal em Anadia


Logo no início da criação do Clube Tex Portugal, em e-mail para o dinâmico texiano José Carlos Francisco dei-lhe uma sugestão: a de usar para slogan a frase "O único clube português dedicado a um herói de BD".

E agora, perante a realização da 2ª Mostra do Clube Tex Portugal, que vai ter lugar nos dias 9 e 10 do corrente mês de Maio (ou seja: começa já Sábado), ocorre-me sugerir, para o evento, um outro slogan, com ligeira variante. Ei-lo:

A Mostra do Clube Tex Portugal é o único evento bedéfilo português dedicado exclusivamente a um herói de BD!

O primeiro slogan já o vi repetido em várias publicações. Fico à espera de ver qual o impacto deste nos média, inclusive no jornal Região Bairradina ou outros que haja em Anadia.


Claro que o evento já foi copiosamente anunciado na blogosfera. O que não impede a utilidade de mostrar o programa, como já outros confrades bloguistas fizeram.


PROGRAMA OFICIAL 
da 2ª Mostra do Clube Tex Portugal

Data: 9 de Maio (sábado) e 10 de Maio (Domingo)
Horário:
11h00 – 19h00 horas
Local
: Museu do Vinho BairradaANADIA

Entrada:
GRATUITA na Exposição Permanente, designada por Percursos do Vinho e exposta ao longo de seis salas temáticas, com peças de valor arqueológico, etnográfico e técnico, reunidas com a colaboração de diversos vitivinicultores, entidades locais e nacionais.

Entrada gratuita também para outras duas exposições temporárias relacionadas com a fotografia:
“A arte da tanoaria – os últimos”, de José Fangueiro
"Bairrada, a musa do espumante”, de Pedro Nóbrega


Tema: Esta segunda Mostra do Clube Tex Portugal tem como ponto alto a presença de dois dos mais consagrados desenhadores italianos de banda desenhada: Stefano Biglia e Pasquale Frisenda que vêm expor trabalhos de sua autoria relacionados a Tex:

 

Stefano Biglia e "Bad Hand" - Uma dezena de pranchas do autor, seleccionadas pelo próprio, pretendem dar, aos visitantes da 2ª Mostra do Clube Tex Portugal, uma visão geral acerca da colaboração mais recente deste consagrado desenhador italiano para com a Sergio Bonelli Editore.
Poderemos assim ver expostas, em antestreia mundial, pranchas da história ("Bad Hand" é o seu título provisório) ainda em produção e com lançamento previsto apenas para o Verão de 2016.

Pasquale Frisenda e o Tex Gigante “Patagónia” – Uma dezena de pranchas do autor, seleccionadas também pelo próprio, pretendem dar a conhecer, aos visitantes, no seu formato original, algumas da mais belas páginas de uma das mais épicas histórias de Tex e que complementam o lançamento desta obra em Portugal: Patagónia, através do selo da Polvo Editora.

 Programa Oficial


Sábado, 9 de Maio
14:30 horas – Inauguração Oficial da 2ª Mostra do Clube Tex Portugal (Auditório).
 

15:00 horas – Visita guiada por Pasquale Frisenda e Stefano Biglia às suas exposições



Autógrafos, Conferências, Desenho ao Vivo, Jantar/Tertúlia


16:00 / 17:00 horas – Sessão de autógrafos com Pasquale Frisenda e Stefano Biglia.
17:00 / 18:00 horas
Conferência Tex em Portugal, no Brasil e na Itália, com a participação de Pasquale Frisenda, Stefano Biglia, Dorival Vitor Lopes e Carlos Moreira, sob a moderação de Pedro Cleto (Auditório)
18:15 / 19:00 horas – Desenho ao vivo com Pasquale Frisenda e Stefano Biglia
20:00 horas – Jantar/Tertúlia com a participação de Pasquale Frisenda e Stefano Biglia  (Restaurante “Nova Casa dos Leitões”)



Domingo, 10 de Maio
11:00 / 12:00 horas – Aula desenho Tex com Pasquale Frisenda e Stefano Biglia. A partir dos 12 anos. Inscrições livres.
12:00 / 12:30 horas – Sessão de autógrafos com Pasquale Frisenda e Stefano Biglia
14:30 / 15:00 horas – Workshop com Pasquale Frisenda e Stefano Biglia, moderado por João Miguel Lameiras (Auditório)
15:15 / 16:00 horas – Desenho ao vivo com Pasquale Frisenda e Stefano Biglia.
16:00 / 16:30 horas – Sessão de autógrafos com Pasquale Frisenda e Stefano Biglia
16:45 / 18:00 horas – Sessão Cinema e BD: Como Tex ninguém jamais (no original: Come Tex nessuno mai), documentário (legendado em português) de Giancarlo Soldi. Com Sergio Bonelli. (Auditório)
1
8:00 / 18:30 horas – Sessão de autógrafos com Stefano Biglia.
18:30 horas – Festa de Encerramento.
 
----------------------------------------------------------------
Os visitantes do blogue que estejam interessados em ver  postagens anteriores dedicadas a textos anteriores sobre os itens Salões BD e afins ou Tex em Portugal, visíveis no rodapé  

Sem comentários: