segunda-feira, junho 08, 2015

Improvisos na Toalha de Mesa - Festival BD Beja e Tertúlia BD Lisboa




 Em cima: "Colheita" de Beja
--------------------------------------------------------------------
Em baixo: "Colheita" de Lisboa









Tenho conseguido boas "colheitas" de desenhos improvisados nas toalhas de mesa, e esta é uma delas.

Foi obtida em dois restaurantes diferentes: no Alcoforado, em Beja, durante o respectivo Festival Internacional de Banda Desenhada, e na Casa do Alentejo, durante o jantar do 30º Aniversário da Tertúlia BD de Lisboa.

Exactamente pelo facto de os desenhos terem tido origem em diferentes dias - 30 Maio e 3 Junho - e locais, Beja e Lisboa, separo-os, respeitando esses pormenores.

Portanto, de cima para baixo, os improvisos de Beja são da autoria de:

1 - Spacca
2 - Stanislas
3 - Marcello Quintanilha
4 - Diogo Carvalho
5 - Simão Matos
6 - Zé Francisco
7 - Cláudia Dias

(Contrariamente ao que estava previsto, Ted Benoit e Yslaire não estiveram presentes, o primeiro porque teve um AVC (de que já recuperou substancialmente), o segundo porque o pai adoeceu e Yslaire teve de o acompanhar.
Se tivessem estado em Beja, é provável que esta "colheita" de improvisos tivesse sido enriquecida pelos seus contributos improvisados...)

Os que foram obtidos em Lisboa são de:

1 - Zé Francisco
2 - Susa Monteiro
3 - Álvaro (*)
4 - Filipe Duarte

(*) Por estranho que pareça, visto que Álvaro é actualmente um dos "tertulianos" mais antigos, este é o primeiro improviso na toalha de mesa, dele, que consegui "sacar".
----------------------------------------------
Para o caso de alguém querer ver outras ilustrações improvisadas reproduzidas nos 29 "posts" anteriores, poderá fazê-lo clicando sobre o item Improvisos na Toalha de Mesa visível no rodapé  

3 comentários:

Luís Graça disse...

Estava longe de imaginar que este foi o primeiro improviso que conseguiste sacar ao Álvaro!

Se me perguntassem, talvez apontasse o teu primeiro "saque" (de que me lembre) ao Couto Viana, que chegava ao ponto de utilizar o dedo indicador como pincel para "aguarelar" os desenhos com café.

Tens um conjunto muito valioso de ideias e pelo que pude apreciar no Kuentro, a mostra teve a dignidade merecida nas exposições de Beja.

Não terás sido pioneiro numa exposição com estas características, mesmo a nível internacional? Quero crer que sim.

Luís Graça disse...

É verdade que tens um conjunto muito valioso de ideias, mas o que eu queria dizer era...desenhos. Fugiu-me a boca para uma ideia subconsciente.

Geraldes Lino disse...

Viva, Luís Graça

De vez em quando tenho o grato prazer de tomar conhecimento de uma visita tua cá ao blogue. O que aconteceu agora de novo, e para exponenciar esse prazer, deixaste uma amabilíssima mensagem.

Quanto ao ineditismo da exposição: fui quatro vezes ao Salão italiano de "Fumetti" de Lucca, outras tantas ao Salon del Comic de Barcelona, umas vinte e tal vezes a Angoulême, nunca vi uma exposição deste género...

Modéstia à parte, é mesmo capaz de ter sido a primeira do género.

Grande abraço.