quarta-feira, dezembro 23, 2015

BD portuguesa em jornais - Luís Diferr




"As minhas histórias [de BD] são semiscarúnfias", uma frase de Luís Diferr já no fim da entrevista (*) que lhe fiz em Dezembro de 1985 para o suplemento "Tablóide" do extinto jornal Diário Popular.

Era uma palavra desconhecida para mim, mas que depois de ter visto o significado num dicionário, reconheci que se aplicava às suas bandas desenhadas. 

Exemplo concreto são estas "Breves Aventuras do Sr. Sansão", um curto mas angustiante episódio, localizado num cenário claustrofóbico, em que nós, leitores/visionadores, solidários com a personagem, nos sentimos impotentes para o ajudar a escapar àquele espaço impiedosa e irremediavelmente fechado. 

(*) Aos interessados em ler a entrevista bastar-lhes-á clicar no link  http://divulgandobd.blogspot.pt/2015/12/entrevistas-anttigas-autores-de-bd-luis.html

-----------------------------------------------------

 LUÍS DIFERR (ou apenas Diferr) 

Síntese biográfica

 






















NOME COMPLETO: Luís Filipe Torres Dias Ferreira. NACIONALIDADE: Portuguesa. LOCAL e DATA DE NASCIMENTO: Lobito (Angola), 26 de Maio de 1956

  • Profissionalização em serviço no Ensino de Educação Visual e Geometria Descritiva (Básico e Secundário), nos anos letivos de 1997/98 e 1998/99, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. 
  • BANDA DESENHADA (publicações mais relevantes): 

    Diversas publicações, em jornais, fanzines, revistas e álbuns, desde a 1ª publicação, com 15 anos: 1971/2 - “O Urso”, 24 bandas no suplemento dominical de O SÉCULO; 

    Nov./1991 (Salão de BD da Amadora) - Álbum “O Homem de Neandertal” (54 pranchas a cores), Edições ASA, 1º volume de “As Aventuras de Herb Krox” 

    Março/1997 - Álbum “O Lago Iluminado - 1ª parte”, primeiro volume das Aventuras de DAKAR, o minossauro”, com argumento meu e desenhos de José Abrantes (46 pranchas a cores), Edições Baleiazul;   

    Março/1998 - Álbum “O Lago Iluminado - 2ª parte, das Aventuras de DAKAR, o minossauro” (54 pranchas a cores), Edições Baleiazul; 

    Dezembro/1998 - Álbum “Os Deuses de Altair - I” (52 pr. a cores), Edições Baleiazul, coleção Alboom, 2º volume de “As Aventuras de Herb Krox”.    

    Maio/2003 - “Corina Alpina Bonina” no álbum coletivo “Vasco Granja, uma vida... 1000 imagens” (8 pranchas a preto e branco), Edições ASA;  

    Outubro/2013 – “Blueberry em Por um monte de ferro-velho” (uma prancha a cores), homenagem ao herói de Charlier e Giraud no fanzine Efeméride dedicado aos “Heróis de BD no Século XXI”. 

ILUSTRAÇÃO - Diversos trabalhos, o mais relevante dos quais é:


  • Abril/2010 - Álbum “Les Voyages de Loïs – Le Portugal”, Éditions CASTERMAN (França/Bélgica, 56 páginas a cores) ; edição portuguesa, de Junho/2010, pela ASA.

ARQUITECTURA:
De 1986 a 1988 - Arquiteto projetista num atelier de Arquitetura (Da Cunha Paredes Lda.).

ACTIVIDADE DOCENTE:
Desde Setembro de 1993 - professor de Educação Visual e de Geometria Descritiva no Colégio Valsassina (Lisboa); Coordenador dessas disciplinas a partir de 1999.

(Texto consoante o actual Acordo Ortográfico - AO90 - que me foi fornecido pelo arquitecto/professor Luís Dias Ferreira)

----------------------------------------------------------------------------

LUÍS DIFERR (ou apenas Diferr) 

(Outro texto biográfico, este da autoria do presente blogger)


Nascido em Angola (Lobito) em 1956, Luís Filipe Torres Dias Ferreira veio para Lisboa quando ainda só tinha um ano. Foi com os pais viver para o Brasil após o 25 de Abril, onde se formou em Arquitectura na Universidade de São Paulo. Regressou a Portugal em 1985.

Diferr - uma espécie de pseudónimo formado pelos seus apelidos Dias Ferreira - é actualmente professor. 
As obras de BD O Homem de Neandertal (1991) e Os Deuses de Altair (1998), de que talvez venha a haver uma segunda parte, são de sua total autoria (argumento, desenho, cor e legendagem). 
Ainda como autor total colaborou com uma bd curta, a preto e branco, no fanzine Eros, na década de 1980.
Mas também já participou apenas como argumentista, na obra Dakar o Dinossauro - no episódio "O Lago Iluminado" (Vol. I-1997, Vol. II-1998), em equipa com José Abrantes, que se encarregou da componente desenhada sequencialmente.

Como se percebe, Diferr é ecléctico, dominando com mestria o desenho e a escrita. Por isso mesmo, os textos bem documentados e literariamente correctos da obra Portugal (Le Portugal, na edição francesa), são igualmente de sua autoria, embora sob supervisão de Jacques Martin, que idealizou esta obra lançada sob o título genérico Les Voyages de Loïs, cujo primeiro volume foi Versailles, realizado por J. Presti e O. Pâques.


Encontra-se em fase de construção a obra Kallilea L'Amazone (ver pormenor acima reproduzido), cuja concretização está dependente de um projecto de crowdfunding apoiado pela editora Sandawe.

Luís Diferr foi o Autor Homenageado do Amadora BD - 1998. Mas muito antes, em Julho de 1986, tinha sido o Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa.

-----------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens poderão fazê-lo clicando no item BD portuguesa em jornais, incluído em rodapé. 

Sem comentários: