quinta-feira, dezembro 17, 2015

Fanzines Esses Desconhecidos - "O Dia Em Que... Comic Jam"


























 
                                     contracapa

No Dia Em Que...

... um ocasional participante no encontro de Agosto de 2008 da TBDL - Tertúlia BD de Lisboa, Mário Teixeira, antigo emigrante em Toronto, Canadá, propôs que se fizesse uma coisa a que ele chamou comic jam, ou seja, uma banda desenhada improvisada por vários ilustradores/autores de BD, cada um a desenhar uma vinheta, e que ele próprio iniciou.

Achei curiosa a ideia, que era, afinal, a velha brincadeira gráfica intitulada cadavre exquis criada pelos surrealistas franceses.  A expressão francófona, já livremente adaptada à língua portuguesa por "cadáver esquisito" tornara-se bem conhecida, enquanto que aquela diferente versão anglófona era uma novidade para mim.

Enquanto organizador da associação informal TBDL, decidi que, a partir daí, continuar-se-ia a fazer mensalmente um comic jam, mantendo-se a expressão inglesa, bem como o título "No dia em que..." com que Mário Teixeira (amigo do homenageado do mês, Zé Oliveira) o tinha baptizado, e igualmente o esquema dessa primeira banda desenhada feita de improviso numa folha A4 em seis vinhetas com a colaboração de seis desenhadores.

Apenas com a regra, a cumprir daí em diante, de que o autor da primeira vinheta seria sempre o Convidado Especial ou o Homenageado desta tertúlia lisboeta.

Assim se tem feito sempre.

Tendo a TBDL sido criada em Junho de 1985, atingindo portanto o 30º aniversário em Junho de 2015, surgiu a ideia de se comemorar a efeméride editando um fanzine com todos os comic jam realizados entre Agosto de 2008 e o mês do aniversário, inclusive.

Assim se fez.

Geraldes Lino

(Texto de apresentação constante do fanzine)
--------------------------------------------------------

Reproduzem-se nesta postagem, além da capa e contracapa, apenas 16 comic jam.
Os nomes dos autores de cada comic jam (maioritariamente portugueses, mas também alguns estrangeiros) estão assinalados no rodapé de cada prancha. 
Para a sua identificação e melhor visionamento bastará aumentar o post, técnica bem conhecida dos visitantes deste blogue. 

--------------------------------------------------------

Ficha técnica
Título: O Dia Em Que... - Comic Jam
Improvisos em banda desenhada,
através de vinhetas desenhadas por 161 autores,
formando 77 BD's, 78 pranchas
cada uma delas realizada mensalmente 
entre Agosto de 2008 e Junho de 2015
na Tertúlia BD de Lisboa.

Ilustração na capa da autoria de Nuno Duarte (o Outro Nuno)

Volume #1
Tiragem: 50 exemplares
Editores: Álvaro / Geraldes Lino      

Sem comentários: