quarta-feira, janeiro 06, 2016

BD portuguesa em jornais - Utopias



Utopia, de Thomas More, teve publicação em 1516. Temos portanto uma efeméride a registar, visto que a obra foi escrita há quinhentos anos.

O jornal Público, que tem em devida consideração a BD, resolveu publicar na edição de ontem, 5 de Janeiro de 2016, uma banda desenhada em duas páginas a cores, dedicada ao tema "Utopias". 

É esse o tema-base da figuração narrativa congeminada pelo cientista João Ramalho-Santos, a funcionar como argumentista - no que já é reincidente, e ainda bem -, e concretizada pelo talentoso André Caetano, obra que se reproduz nesta postagem, com a devida vénia ao jornal Público.
--------------------------------------------------
  
ANDRÉ CAETANO

Biobibliografia 

André Caetano, Coimbra, 1983

É licenciado em Design de Comunicação pela Escola Universitária de Artes de Coimbra.

Desde Setembro de 2008, trabalha como freelancer em Ilustração e Design Gráfico.

Tem ilustrado para editoras como a Porto Editora, Edições ASA, GATAfunho, Calendário de Letras, Minerva Coimbra e Lápis de Memórias, destacando a obra Versos de Respirar, de José António Franco, uma edição da Calendário de Letras, por ser um dos títulos seleccionados pela Casa da Leitura e constar no Plano Nacional de Leitura. Bem como a obra "Sem Palavras", de Eugénio Roda, publicada pela Porto Editora, seleccionada para fazer parte dos "100 Livros para o Futuro", no stand de Portugal na Feira de Bolonha do Livro Infantil, sendo Portugal o país convidado.

Na área da Banda Desenhada ilustrou, conjuntamente com Pedro Pires, uma bd integrada na colecção Pop Rock Português, sobre a banda musical Trabalhadores do Comércio, cujo argumento ficou a cargo de Hugo Jesus. 

Em 2013 ilustra a obra "Uma Aventura Estaminal", escrita por João Ramalho-Santos, publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra. 
Pelo trabalho desenvolvido recebe o prémio de "Colorista do Ano", e é nomeado para Desenhista e Legendador do Ano, nos PPBD-Prémios Profissionais de BD de 2014.

Participou também na Zona Gráfica, Zona Monstra e Zona Desenha, com três histórias curtas e, com argumento de André Oliveira, ilustra as histórias: "Milagreiro", publicada na revista brasileira Café Espacial, e "Regresso a Casa" na revista Cais #197, edição de Julho/Agosto 2014. (*)

Tem sido convidado a falar do seu trabalho de ilustração e BD em várias escolas e bibliotecas do país, e na ESAP em Guimarães, no Mestrado de Ilustração.

Participou em várias exposições com trabalhos de desenho e pintura, onde se destaca a exposição individual na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, e a exposição na Casa dos Açores, no Porto, e também na Bedeteca de Beja, em Março de 2012.

Faz parte da organização e é membro activo do projecto de encontros de desenho SketchcrawlCoimbra.

Na edição do jornal Público de 5 de Janeiro de 2016, foi publicada a banda desenhada "As Verdades Científicas" (duas pranchas a cores) de novo sob argumento/guião de João Ramalho Santos. 

Podem ver o seu trabalho em
http://www.andrecaetano.com
http://www.andrecaetano.com/wp
https://www.facebook.com/AndreCaetano.Illustrations
https://twitter.com/AndreIllustrate



-----------------------------------------------
JOÃO RAMALHO-SANTOS
  
Biobibliografia

João Ramalho-Santos, Coimbra, 4 de Julho de 1966

Licenciado em Biologia pela Universidade de Coimbra em 1988, e doutorado em Biologia Celular pela mesma universidade em 1997.

Para além da sua actividade científica, escreve regularmente sobre banda desenhada no JL-Jornal de Letras, Artes e Ideias, e no blogue "As Sequências Rebeldes" (*).

Colaborou nas revistas Ler, Vértice, Comix e Quadrado, e no fanzine Nemo.

Participou em vários festivais de BD (Amadora, Porto, Lisboa), sendo responsável ou co-responsável pela organização de exposições e elaboração de textos para catálogo. 

Tem sido autor de textos de apresentação de livros de BD, como "A Pior Banda do Mundo", de José Carlos Fernandes (Devir, edição compilada) ou "Mr. Natural" de R. Crumb (colecção Levoir/Público).

É co-proprietário da Livraria Dr. Kartoon, em Coimbra, especializada em BD.

Escreveu, em co-autoria, as seguintes obras relacionadas com banda desenhada:

As Cidades Visíveis (Ficção/Ensaio) - João Miguel Lameiras e João Ramalho Santos - Livros Cotovia/Bedeteca de Lisboa, 1998, 222pp.

Uma Revolução Desenhada: O 25 de Abril e a Banda Desenhada (Investigação e Ensaio) - João Miguel Lameiras, João Paulo Paiva Boléo e João Ramalho Santos - Edições Afrontamento/Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Bedeteca de Lisboa, 1999, 239pp.

Crossroads (Livro ilustrado) - Autoria de José Carlos Fernandes (desenhos), João Ramalho Santos e João Miguel Lameiras (argumento/guião). Edições Baleia Azul/Bedeteca de Lisboa, 1999, 90pp.

A Revolução Interior (livro de banda desenhada) - Autoria de José Carlos Fernandes (desenhos), João Ramalho Santos e João Miguel Lameiras (argumento/guião). Edições Afrontamento/Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, 2000, 52pp.

Eden 2.0 (livro de banda desenhada) - Luís Louro (desenhos), João Miguel Lameiras e João Ramalho Santos (argumento/guião). Edições Book Tree, 2002, 54pp.

Células Estaminais (O que são, onde estão, para que servem), livro ilustrado/Uma Aventura Estaminal - banda desenhada 
(Livro duplo).
Projecto COMPETE, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Centro de Neurociências e Biologia Celular, Imprensa da Universidade de Coimbra. 2013.
Livro Ilustrado: Textos de João Ramalho-Santos, Inês Araújo, Lino Ferreira, Luís Pereira de Almeida, Cláudia Cavadas. Ilustrações de Fernando Correia, 11pp.ISBN:978-989-26-0592.
Banda Desenhada: André Caetano (desenhos), João Ramalho-Santos (argumento/guião), 36pp., ISBN:978-989-26-0591-3.
(Estão agora disponíveis as versões digitais, em português e inglês, "A stem cell adventure").


Na edição do jornal Público de 5 de Janeiro de 2016 foi publicada a banda desenhada "As Verdades Científicas" (duas pranchas a cores), com desenhos de André Caetano e argumento/guião de João Ramalho-Santos.

É o blogger do blogue: 

http://visao.sapo.pt/as-sequencias-rebeldes=s25251


"Os genes dos Outros"
(Artigo assinado por João Ramalho Santos no jornal Público de 29 de Novembro de 2018, em que o autor é identificado como:
Biólogo, presidente do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra 
--------------------------------------------------------

Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens dos vários temas poderão fazê-lo clicando nos itens BD portuguesa em jornais, Ciência e BD, incluídos em rodapé.  

Sem comentários: