quinta-feira, janeiro 07, 2016

Exposições BD Avulsas - Charlie Hebdo


Hoje mesmo, 5ª feira, 7 de Janeiro, na Galeria da Bedeteca da Amadora, será inaugurada pelas 20h00 a exposição documental "Estúpidos, maldosos e semanais - Uma constelação em torno do Charlie Hebdo", integrada no programa "Os 5 sentidos da banda desenhada".

A curadoria é, como já vem sendo hábito naquele novel equipamento cultural amadorense, da responsabilidade de Pedro Vieira de Moura.
Mas desta vez, como o semanário Charlie tem uma forte componente de cartunismo e caricatura, Osvaldo Macedo de Sousa está também envolvido na organização do evento.

Leiamos o texto distribuído aos média (blogues incluídos) de apresentação desta surpreendente exposição:  

Inaugurada um ano após os atentados que vitimaram, entre outros, membros da redação do jornal satírico francês Charlie Hebdo, a exposição visa mostrar o contexto em que este título (assim como o grupo editorial que o formou, associado à revista Hara-Kiri) surgiu. 

Revisitando referências da imprensa ilustrada satírica, os títulos de banda desenhada, imagens da publicação e livros que refletem a sua história, há ainda um complemento organizado por Osvaldo Macedo de Sousa: “Cartoonismo: uma profissão de risco?”, em que se visitam vários artistas que, no mundo dito do Médio Oriente e Ásia têm sofrido as consequências mais graves pelo seu trabalho artístico, demonstrando que a luta pela liberdade de expressão é verdadeiramente universal, e que a solidariedade deve ultrapassar fronteiras, línguas e culturas.

A inauguração é seguida de uma mesa-redonda informal, com a presença de Nuno Saraiva, Rui Pimentel e Osvaldo Macedo de Sousa. 

A exposição conta com o apoio da Bedeteca da Biblioteca Municipal dos Olivais e do Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, onde haverá, no dia 23 de janeiro, um debate associado a este evento, com hora a indicar posteriormente. Patente até 30 de janeiro. 

Bedeteca da Amadora
3ª a sábado das 10h às 18h
Av. Conde Castro Guimarães, 6
2720-119 Amadora

--------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver notícias sobre exposições avulsas anteriores, ou sobre eventos na Bedeteca da Amadora, ou acerca do Charlie Hebdo poderão fazê-lo clicando nos respectivos itens visíveis em rodapé

Sem comentários: