quinta-feira, janeiro 07, 2016

Salões BD e Afins - Salão BD de Aveiro


 

No Museu de Aveiro - Santa Joana inaugurou-se hoje, 7 de Janeiro, sem qualquer cerimonial - às 10h00, na abertura do museu, a exposição ficou logo acessível ao público - o 3º Salão de Banda Desenhada [de Aveiro].

Organizado inteiramente pelo entusiasta aveirense de BD, Saul Ferreira - tal como as duas edições iniciais datadas de bastantes anos antes, a 1ª em 1977, a 2ª em 1979 -, o presente Salão BD é dedicado totalmente à importante revista portuguesa infanto-juvenil O Mosquito, criada a 14 de Janeiro de 1936.


O Salão de Banda Desenhada está alojado no Museu de Aveiro - Santa Joana (Av. Santa Joana), onde poderá ser visitado, com entradas grátis, das 10h00 às 18h00 (fecha à 2ª feira) até 17 de Janeiro do corrente ano de 2016.



Imagens que ilustram a postagem:
1. Cartaz do evento, da autoria de Saul Ferreira
2. Aspecto da exposição dedicada a 
"O Mosquito" 
3. Saul Ferreira a fazer a montagem da exposição 

------------------------------------------------ 
Para ver postagens anteriores relacionadas com este tema, bastará clicar no item Salões BD e afins, visível no rodapé

5 comentários:

erfr disse...

convém acrescentar o horário - fui à procura: todos os dias (excepto segunda), entre as 10h e as 18h, até dia 17 de janeiro, no Museu de Aveiro https://pt-pt.facebook.com/Amusaveiro/

Geraldes Lino disse...

Desconhecido erfr

Tem toda a razão.
Por acaso, uma hora antes de ver este pertinente comentário, tinha telefonado ao organizador do Salão a pedir-lhe alguns esclarecimentos (por exemplo, anos das edições anteriores) e a perguntar-lhe como é que tinha corrido a "não inauguração".
A resposta foi que, às 10h00, na abertura do Museu, entraram logo bastantes pessoas.
Por este pormenor das 10h00 é que me ocorreu o facto de não ter indicado o horário, daí que lhe tenha perguntado e agora, quando é quase 1h00 da madrugada, é que estive a acrescentar isso e mais os anos das duas edições iniciais.
Por conseguinte, mesmo sem a sua pergunta, eu próprio me tinha apercebido da falha. Mas isso não impede que lhe agradeça a chamada de atenção.
Cordialmente,
GL

Manuel Brandão disse...

Tenho imensa pena de ter saído de Portugal no dia 9 e ter a viagem de regresso marcada para o dia 18 (!), o que me impede de ver uma exposição sobre uma revista que marcou toda a minha infância e da qual sou um persistente coleccionador. Só tive conhecimento dela no dia em que ia partir. Se ela ficasse mais um dia eu na 3ª feira daria um salto a Aveiro para a ver, mas deve ser difícil alterar a data do levantamento da mesma. Lamento que uma exposição dessa importância dure apenas uma semana!

Geraldes Lino disse...

Caro desconhecido Manuel Brandão, Saudosista a inolvidável revista "O Mosquito"

Compreendo o seu pesar em não ter podido ir ver a exposição dedicada ao "O Mosquito" em Aveiro,organizada pelo meu amigo Saul Ferreira.

Mas, em contrapartida, tem na Amadora, na sede do Clube Português de Banda Desenhada,(Av. do Brasil, 52A - Falagueira, Amadora) uma exposição também dedicada a "O Mosquito", que foi inaugurada no dia 15 de Janeiro (o Mosquito "nasceu" a 14 de Janeiro, como sabe) a qual irá estar patente ao público, com entrada livre, todos os sábados das 15h às 18h00, até ao dia 12 de Março.

Se neste blogue, na coluna "Categorias", clicar na alínea Mosquito, irá ver imagens da exposição e da assistência que esteve presente.

Ainda hoje lá estive, mais o meu colega da Direcção do Clube Português de Banda Desenhada, entidade organizadora dessa exposição e também, no mesmo local, de uma outra dedicada a Eduardo Teixeira Coelho (ou ETCoelho,ou ETC), o autor mais importante dessa revista e até um dos maiores autores portugueses de BD.

Saudações "mosquiteiras".

Miguel Correia disse...

Boa tarde caros entusiastas da BD. Sou Aveirense, editor e coleccionador de Fanzines. Estou a preparar um projeto de biblioteca de Fanzines em Aveiro. No meu processo de investigação soube do Sr. Saul Marques Ferreira e do seu valor e entusiasmo para este tipo de publicação independente. Gostaria de poder conversar com ele sobre esta temática, alguém me pode ajudar a encontrá-lo? Desde já muito grato.
Miguel Correia
www.fanzine.pt