domingo, agosto 07, 2016

Cais, revista com BD - Autores: Bernardo Majer e André Oliveira




Em relação à revista Cais (*), já o escrevi em ocasiões anteriores: para além da sua finalidade última que é a de dar o máximo apoio aos sem-abrigo, ela tem para este bloguista uma outra qualidade inestimável: em todos os números duas páginas reservadas para uma banda desenhada curta (duas pranchas)!

Nesta constante reprodução de curtas de BD detecta-se um aspecto curioso que também já antes sublinhei aqui no blogue: o argumentista/guionista André Oliveira é quem, em todas as edições (mensais, salvo uma excepcão estival, Julho e Agosto, quando a edição é bimestral) engendra um argumento, umas vezes claramente imaginário, outras baseando-se em pormenores reais, como parece ser o caso desta bd intitulada Vizinhos, onde Bernardo Majer transforma em imagens as memórias que o prolífico argumentista/guionista guarda de vizinhanças antigas, provavelmente da sua infância...

(*) Cais
Revista mensal (excepto no Verão)
Editora: Associação Cais
Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos
Lisboa e Porto
Lisboa: Rua do Vale Formoso de Cima, 49-55
Porto: Rua Mártires da Liberdade, 150-152
Director: Amílcar Fidélis  
#208 - Jul./Ag. 2015
Formato 20,4x27,5
Nº de páginas - 166  

----------------------------------------------
ANDRÉ OLIVEIRA

Autobiobibliografia na 3ª pessoa (Versão actualizada)


André Oliveira nasceu em Lisboa, em 1982, e começou a brincar com Banda Desenhada pouco tempo depois. Davam-lhe pequenos blocos agrafados que ele preenchia com gatafunhos e ditava mais tarde as legendas ao avô, que as redigia cuidadosamente. 

Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, é hoje copywriter na agência Fuel Design. 

Foi co-editor da antologia de banda desenhada portuguesa Zona (que publicou mais de 100 autores nacionais e estrangeiros), editor de BD da Revista Freestyle, organizador/fundador dos Prémios Profissionais de BD e comissário da Trienal Movimento Desenho 2012, tendo organizado o evento BD ao Forte. 

Escreveu os livros de BD "HAWK" (ilustrado por Osvaldo Medina e publicado pela Kingpin Books), "Tiras do Baralho!" (ilustrado por Pedro Carvalho e publicado pela El Pep) os três primeiros números da série "Living Will" (ilustrados por Joana Afonso e editados pela Ave Rara, a sua própria chancela editorial), e "Em Nós" (ilustrados por Ricardo Drumond).

Actualmente, André Oliveira edita curtas de Banda Desenhada na revista CAIS (*) faz parte do colectivo The Lisbon Studio e está a trabalhar em diversos projectos editoriais com vários ilustradores diferentes. 


(*) Pedi a André Oliveira que me fornecesse uma listagem de todos os desenhadores que com ele colaboraram na CAIS desde o início, Junho de 2012.
Eis a lista, até Janeiro de 2016:


Pedro Brito
Carlos Páscoa 
Ricardo Venâncio
Ricardo Cabral
Pedro Cruz
Paula Almeida
Jorge Coelho
Ricardo Reis
Marta Teives
Ricardo Drumond
André Caetano
Susana Carvalhinhos
Inês Galo
Xico Santos
Pepedelrey
Sónia Oliveira
Joana Afonso
Pedro Potier
Sérgio Marques
Osvaldo Medina
António Silva
Ana Oliveira
Pedro Carvalho
Pedro Ribeiro Ferreira
Carla Rodrigues 
Nuno Lourenço Rodrigues
Afonso Ferreira
Patrícia Furtado
Bernardo Majer
David Cerqueira
Nuno Frias
Pedro Serpa
Selma Pimentel
Susa Monteiro
Susana Resende
Tiago Lobo Pimentel 
João Sequeira
----------------------------------------------
Para os visitantes que quiserem ver postagens anteriores relacionadas com os temas BD Portuguesa em revistas não especializadas ou Cais Revista bastar-lhes-á clicar nos respectivos itens visíveis em rodapé  

Sem comentários: