quinta-feira, agosto 25, 2016

Exposição de BD em Viseu e lançamento de mini-álbum dedicados ao Infante D. Henrique


O Infante Dom Henrique foi o 1º Duque de Viseu e 1º Governador da Feira de São Mateus. É compreensível que os viseenses lhe dediquem especial consideração, e entre eles, os que gostam de banda desenhada, aproveitem agora a célebre e antiquíssima feira para lhe prestarem homenagem através da BD.

Assim acontecerá a partir do próximo dia 28 de Agosto, Domingo, em que se inaugura uma exposição organizada pelo Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu - GICAV, sob o título Infante Dom Henrique na Banda Desenhada. Estará montada no Pavilhão Multiusos da Feira de S. Mateus, e ali ficará até 11 de Setembro de 2016, a mostrar ao público a arte de dois consagrados da BD portuguesa, José Ruy e Baptista Mendes, autores de bandas desenhadas dedicadas ao Infante, a de José Ruy num fanzine editado por ele próprio, a de Baptista Mendes publicada na revista Cavaleiro Andante, ambas agora reeditadas num mini-álbum de que aqui por baixo se reproduz a capa:


Embora correndo o risco de haver algumas repetições com esta introdução, reproduz-se parte do texto elaborado pela organização e distribuído aos média, inclusive blogues: 

"(...) A exposição, composta por cerca de duas dezenas de quadros em grande formato, mostrará praticamente todas as versões existentes em BD sobre a vida do "Navegador", inclui ainda uma segunda exposição de ilustrações originais da autoria de alguns dos mais significativos autores/artistas ligados à Banda Desenhada nacional e local.
A mostra é produção do Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (Gicav) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Viseu, da Viseu Marca e do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Na mesma ocasião serão homenageados ao vivo, pelo Gicav, José Ruy e Carlos Baptista Mendes, sendo também lançado um mini-álbum, com a reedição de duas histórias, versando o Infante D. Henrique, uma de cada um destes autores."
--------------------------------------
Para ver postagens anteriores relacionadas com este tema, bastará clicar no item Exposições BD Avulsas, visível no rodapé

Sem comentários: