terça-feira, junho 12, 2018

Colóquio Cães e Imaginário: Literatura, Cinema e BD


O colóquio internacional Cães e Imaginário: Literatura, Cinema, Banda Desenhada, pretende reflectir sobre a recorrente presença do cão nessas três disciplinas. A iniciativa deve-se ao CEHUM - Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, e nela colabora um especialista de BD, crítico, argumentista e blogger, Pedro Moura.
Com a devida vénia ao autor do excepcional texto divulgatório, respigo uns curtos excertos. Cito:

"(...) Ao longo dos séculos é perfeitamente possível rastrear a evolução do pensamento humano e das mentalidades tendo como ponto de observação o modo como o cão surge figurado não apenas nos mitos, nas lendas, nas fábulas, nas églogas, nos lais, nos contos, nos romances, na banda desenhada, nos desenhos animados, no cinema, mas em todo o tipo de discursos (filosóficos, teológicos, científicos, etc.).

"(...) Desde Laika, a primeira cadela a orbitar o planeta Terra, a Lassie, a primeira a entrar numa série de televisão, ambas nos anos 50 do século XX, são muitas as representações canídeas nos domínios da criação literária, da realização cinematográfica e da narrativa gráfica. Lembremos o cocker spaniel Flush (1933) de Virgínia Wolf e a sua visão de Londres, Mr. Bones, o cão rafeiro de Timbuktu de Paul Auster (1999), Rambo, o pittbul de Myra, de Maria Velho da Costa, os inúmeros cães de Saramago ou o Cão Branco de Roman Gary, adaptado ao cinema por Samuel Fuller em 1982; Milou, companheiro fiel de Tintin, Ideiafix o cão de Obelix, Rantanplan, "o cão mais estúpido do universo" ou, do outro lado do Atlântico, Goofy Goof, companheiro de Mickey, e Snoopy, cão filósofo com o seu inseparável amigo Charlie Brown têm alimentado o imaginário canídeo de gerações (...)" 
 
Entidade organizadora:
CEHUM-Centro de Estudos Humanísticos-Universidade do Minho
Campus de Gualtar
Braga

Datas do evento:
14 e 15 de Junho de 2018


Web: http://cehum.ilch.uminho.pt/caes
Programa: http://cehum.ilch.uminho.pt/caes/static/caes_programa.pdf   

....................................................................
No topo do post, uma banda desenhada com o cão Van Dog, criado pelo ilustrador/autor de BD, Pilar, António, publicado originalmente no jornal Mundo Universitário. na edição de 31 de Março de 2008.

Sem comentários: