terça-feira, julho 19, 2005

Críticas e Notícias sobre BD na Imprensa (II) Gazeta Cru do Blitz, bom espaço com BD e sobre BD

A música é o tema essencial do semanário Blitz, é facto bem sabido de todos os melómanos.
Mas todas as terças-feiras há uma página de muito interesse para os bedéfilos que, graças a também gostarem de música, leiam aquele jornal: tem por título "A Gazeta Cru" e compõe-se de duas partes: a principal preenche-se por uma bd a cores baptizada "Superfuzz", desenhada por Rui Ricardo sob argumento de Esgar Acelerado. Na secundária, em coluna lateral, o mesmo "Acelerado", disfarçando-se em variados outros pseudónimos, de que o mais usual será "Emerenciano Osga", organiza duas séries de pequenos desenhos em formato quadrado, dignos de serem coleccionados: "Lendas da BD" (uma antologia gráfica, caricatural, de muito interesse para os aficionados da BD que, na edição de hoje, 18 Julho, podiam ver a figura de "Yellow Kid", atinge o nº 79), e "Cromos do Rock", já no nº 181, com Billy Joel.

Ainda para os fãs da BD, no resto da coluna (2/3 do espaço), Esgar Acelerado, ele também um conhecedor da especialidade, escreve recensões críticas a propósito da BD em geral e dos fanzines de BD (e não só), sempre que tem conhecimento de novidades. Daí que o seu comentário crítico de hoje seja dedicado ao Tertúlia BDzine nº 92 - Especial, numa edição limitada, distribuída gratuitamente na Tertúlia BD de Lisboa e, obviamente, já esgotada.

O conteúdo deste número especial é composto por uma banda desenhada em 8 páginas em 3D, que exige o uso de óculos de lentes coloridas, acoplados ao exemplar. A bd "Arquivo: 20; Marte 2205", da autoria de Cris Lou (argumento), Gastão Travado e J. Mascarenhas, ilustradores e especialistas em técnicas digitais, constitui a primeira bd em 3D de autores portugueses, editada em tiragem inicial de apenas 60 exemplares, que eventualmente será aumentada, exemplar a exemplar, a fim de satisfazer pedidos de coleccionadores, que podem contactar o editor do fanzine (que por acaso é também o bloguista editor e escrevinhador deste blogue "Divulgando BD") para o endereço físico (não gosto de divulgar demasiado o meu email) seguinte: 
Geraldes Lino - Apartado 50273 - 1707-001 Lisboa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa, Geraldes Lino, já tens contador!
A coisa agora precisa de divulgação. Já pus um link no Kuentro.
Abraços

Geraldes Lino disse...

Obrigado Machado Dias, e desculpa o atraso na resposta, mas ainda não estou suficientemente mecanizado nos procedimentos do blogue, por isso não agradeci logo o teu acto de solidariedade bloguista.