terça-feira, agosto 30, 2005

Revistas BD (II) - Estrangeiras: BoDoï - a BD em revista francesa (2ª parte)

Ao continuar a análise do nº 88 da BoDoï, é indispensável falar-se da divertidíssima rubrica "Le Pinailleur" (traduzível por "O Cocabichinhos"), que vive da colaboração dos leitores e das suas sagazes observações, algumas constituindo autênticos achados.

Exemplo de um deles: o leitor Vincent de Houilles faz o reparo (pertinente) acerca da mudança de posição, em vinhetas diferentes, da espada de Abraracourcix (eu sei, a editora portuguesa ASA mudou-lhe o nome e a outros dos intérpretes da série, em álbum recente, mas isso dará para uma conversa específica noutro poste).
Vincent enviou duas vinhetas do episódio Astérix entre os Belgas (Astérix chez les Belges), onde, numa delas, o chefe dos gauleses tem a espada do lado direito do corpo (prancha 9A - pág. 13, 1ª vinheta), como lhe é habitual, e na página seguinte (prancha 10A - 1ª vinheta) a espada já aparece do lado esquerdo.

Entretanto, lendo e visionando, uma vez mais, tantos anos passados, a antiga edição do álbum, também eu reparei que o mesmo volta a acontecer na página 27 (prancha 23B), onde, em duas vinhetas contíguas, exactamente as últimas da página, a espada muda de um lado para o outro do corpo de Abraracourcix, de uma vinheta para a seguinte.

Em ambos os casos, é óbvia a distracção de Uderzo. Mas, se no exemplo descoberto pelo leitor francês, poderá ter havido erro de "raccord", por se verificar em pranchas diferentes, naquela que eu próprio detectei a falha é algo indesculpável, pois acontece no momento em que o desenhador termina a prancha 23B, com as duas imagens do chefe gaulês e mais a sua espada "dançante", em vinhetas desenhadas ao lado uma da outra!

Estes gauleses são loucos... e distraídos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excellent, love it! Angle paintball markers