quinta-feira, janeiro 19, 2006

Jornais com Banda Desenhada (II) - Mundo Universitário - 16 Jan. 06 - Uma bd de Pedro Alves

Eleições através dos tempos
Banda desenhada autoconclusiva da autoria de Pedro Alves
in Mundo Universitário, quinzenário gratuito com 40.000 exemplares de tiragem distribuído por todas as universidades do país

Com um sentido de humor muito pessoal, sarcástico e contundente, além de atento ao que se passa à sua volta, este jovem banda-desenhista e cartunista parodia nesta bd as eleições, usando vários cenários, percorrendo diversos períodos da Humanidade, mostrando as similitudes (acentuando as negativas, característica essencial dos humoristas) nesse acto político chamado "eleições".
------------------------------------------------------------------
Pedro Alves é o nome com que Pedro José Bento Alves assina bedês e cartunes de sua autoria.

Natural de Lisboa, onde nasceu em Junho de 1975, passou a viver em Almada aos três dias de vida, onde desde então sempre residiu.

Fez o 12º ano de Química, mas voltou ao 10º para ingressar na Escola Secundária António Arroio, antiga Escola de Artes Decorativas, que continua a privilegiar a área artística, o que o seduziu.

Iniciou-se a fazer banda desenhada no DN Jovem, suplemento do jornal Diário de Notícias.

Foi editautor, isto é, editor e único autor de vários fanzines: "São Francisco da S.I.S.", cujo número inicial saíu em 1996, "ZineJal" a seguir (vê-se que aprecia a zona do Ginjal...), depois "Le Neurone", este entre 1999 e 2000.

Colaborou no fanzine "Tertúlia BDzine", no fanálbum "Novas fitas de Juca & Zeca", e, recentemente, no BDjornal, desde o primeiro número.

Coordena e preenche o sítio "Toonman.com.pt", onde publica um cartune diário. Tem também o blogue "cartoondodia.blogspot.com", sendo que, como cartunista, obteve o 1º Prémio no Festival da Amadora, em 2004.

No quinzenário Mundo Universitário, após ter colaborado no nº11, de 31 de Janeiro de 2005, com a bd "Sócrates 150.000 Em exibição", volta agora a ser editado com mais a "charge" que pode ser vista (e ampliada) no cocuruto deste "post".

Texto realizado gratuitamente para o jornal gratuito "Mundo Universitário"

2 comentários:

Toonman disse...

weeeee, já estou presente na blogosfera!!!

Anónimo disse...

Very nice site! »