segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Autor de BD em contacto pessoal com o seu herói (I) - Chester Gould e Dick Tracy

Chester Gould, o criador da personagem Dick Tracy, desenhou-se a ser observado pelo seu próprio herói (desenho extraído do livro "Comics and their Creators")

Autocaricatura realizada pelo autor/artista Chester Gould em 1942, com a curiosidade de ter desenhado o seu próprio herói, Dick Tracy, a interpelá-lo com ar crítico, dizendo-lhe:

"Ouve, tem de haver mais acção - histórias melhores, legendagem mais curta (balões mais curtos) - e raparigas (personagens femininas) mais bonitas".

Nota do bloguista-editor: Já existe aqui no blogue a rubrica "O Autor dentro da BD" (com entradas em Nov.16 e Out.25 de 2005).
Como facilmente se depreende, na rubrica agora iniciada, a situação é diferente; a única semelhança com a anterior é o facto de o autor se apresentar em autocaricatura. Porque, neste novo enfoque, autor e personagem estão situados fora da banda desenhada.

7 comentários:

O bibliotecário anarquista disse...

Grande Lino! Tens de ir ao meu blogue votar. Divulgar ou até quem sabe lançar uma eleição paralela no teu blogue e no fim somamos os resultados.
Um grande abraço

Geraldes Lino disse...

Quem és tu, bibliotecário anarquista?
Qual é o endereço do teu blogue?
Que tipo de eleição é que estás a fazer?
Explica-te, meu!

O bibliotecário anarquista disse...

Eu cá sou o anarquista
E venho da Bedeteca
E vou para o meu blogue
Se continuas a dar seca.

O bibliotecário anarquista disse...

A eleição é esta

Concurso : «a nossa selecção» : os onze melhores livros de banda desenhada portugueses de sempre

«Caros leitores, cuscos, naufragos e navegantes solitários: venho por este meio (pouco ortodoxo) lançar um concurso que tem por objectivo eleger os onze melhores livros de banda desenhada de autores portugueses de sempre. O sufrágio é livre, universal, gratuito e anónimo (se quiserem identificarem-se também o podem fazer) e tem por fim... bom tem por fim a publicação dos resultados (neste blogue) no fim do escrutínio. Para exercerem o vosso direito inalienável, basta identificarem o autor, o título da obra e a editora. Pode ser dos primórdios, belle époque, estado-novo, revolucionário, blazé, geração x, mainstream, alternativo, dirty, etc. Basta que o livro ainda seja passível de compra e venda em livrarias, quiosques ou alfarrabistas. Peço apenas que se limitem a votar uma vez. Obrigado e votem bem. As urnas estão abertas até à meia noite do dia 8 de Março.»

Está em:
http://bibliotecarioanarquista.blogspot.com/

E precisa de divulgação pois está sem eleitores.

Abraço
Adal

Geraldes Lino disse...

Olha lá, ó bibliotecário-anarca-versejador: estou hoje, dia 3 de Março, a ler o regulamento do teu concurso para eleger os 11 (porquê 11? Que número tão esquisito...)melhores livros de banda desenhada de autores portugueses de sempre. E dás por limite para responder a meia-noite do próximo dia 8 deste mês.
Exiges mais: que se vote em livros que ainda se encontrem à venda.
Quer dizer que tenho de ir ao mercado ver se ainda estão à venda as obras que quero distinguir, antes de votar?
Por outro lado, há obras de autores portugueses, publicadas em revistas ou até em jornais, que nunca foram editadas em livro.
Ó Adal: passaste-te, ou ainda estás a brincar ao carnaval?

O bibliotecário anarquista disse...

Isso é uma grande verdade ó Lino. 11 é por causa da metáfora da "nossa selecção" 11 jogadores de futebol 11 bds (o nosso país é a bd). Quanto aos livros a ideia é convencer as bibliotecas a comprar esses livros (se eu disser que a melhor BD é o espião acácio) é o mesmo que dizer às bibliotecas - não comprem nada porque saiu na revista tintin nos anos 60 e tinham de fazer recortes e encadernar para ofrecer aos leitores.

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... kia for sale First time lesbian orgasm reformating hard drive 2005 frontier seat covers C40ux driver epson printer stylus