sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Blogues aos quadradinhos


Com a devida vénia a quem de direito, reproduzem-se neste "post" excertos de duas tiras (verticais), não assinadas, mas cujo estilo é exactamente o mesmo da bd "Lado a Lado" (oito pranchas a preto e branco), onde é indicado Pascal Thivillon como autor.

As duas tiras (que, completas, são compostas por quatro vinhetas cada), tal como a bd "lado a Lado", são reproduzidas na revista "Periférica" (www.periferica.org) nº 14 - Inverno de 2006, sua derradeira aparição.

"E pronto". A frase é explícita, e completa a excelente composição da capa do derradeiro número da revista Periférica, dando exactamente esse ar de algo que acaba nesse preciso momento. Ou que, por agora, nada mais há a fazer.

"Periférica", por insólito que pareça, foi propriedade do Grupo Desportivo e Cultural de Vilarelho, caso único em Portugal de uma revista de muito bom nível, tanto gráfico como de conteúdo, editada numa quase improvável localidade, praticamente posta no mapa pessoal de cada um dos seus leitores pela existência da periférica publicação.

Tendo em atenção as suas intenções literárias, culturais e artísticas, sem nada a ver com a Banda Desenhada, pode dizer-se que esta teve nas suas páginas um espaço, embora exíguo,inquestionavelmente digno.

Aliás, a "Periférica" ainda voltará a este blogue, exactamente devido a outra colaboração verbo/icónica (do verbo encarregou-se Jorge Pedro Ferreira, a componente icónica teve a autoria de Hugo Pena) que, não sendo linearmente banda desenhada, dela está muito próxima.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro G. Lino:

Escrevo-lhe esta mensagem para lhe dar os parabéns pelo seu blog, que visito regularmente. Escrevo também para o convidar a visitar o meu próprio webcomic intitulado "Cheap ZEN soup" (sopa ZEN fraca), que revolve em torno de uma tentativa muito própria e característica de sair dos moldes (think outside the box), de fazer uma anti-história sobre a vida, a morte, e as coisas boas e más que acontecem lá pelo meio.

Lamentavelmente, ainda não tenho disponível a versão portuguesa (idiossincracias à parte), mas tenho plena confiança que, não obstante, será capaz de apreciar o meu esforço.

Espero que goste;
aguardo qualquer comentário que lhe ocorra!
até breve,
P.


http://cheapZENsoup.blogspot.com
youkai@portugalmail.pt

Anónimo disse...

E também era giro se a tira tivesse piada...
Ou é mesmo para não ter?

-André

Geraldes Lino disse...

Caro André (Conceição?)
De facto, aquela bd em quatro vinhetas não tem especial graça, mas se calhar o autor apenas pretendia fazer um comentário, sequencial, acerca dos blogues...
E eu resolvi reproduzi-la apenas por ser, em Banda Desenhada, a primeira alusão ao fenómeno dos blogues (quem conhecer mais algum, peço o favor de mo enviar para
Apartado 50273
1707-001 Lisboa

Fernando Gouveia disse...

Geraldes Lino não reproduz uma tira de Pascal Thivillon, mas duas meias tiras de Pascal Thivillon. A piada em cada uma delas está precisamente nas vinhetas não apresentadas no blogue de G. Lino.

Fernando Gouveia
subdirector da Periférica e tradutor das tiras em causa.