segunda-feira, março 20, 2006

Jornais com Banda Desenhada - Mundo Universitário (VI) - 20 Mar. 06 - Uma bd de Joana Figueiredo

Um novo anti-super-herói criado em território lusitano por Joana Figueiredo, novel autora portuguesa

O semanário gratuito Mundo Universitário é, actualmente, a publicação periódica mais importante para a Banda Desenhada, ao nível de reprodução, paga, de bandas desenhadas originais de numerosos autores portugueses.

Não sei se a afirmação irá chocar alguém, mas faço-a consciente do ambiente actual: apenas o BD Jornal e a revista Kulto concorrem neste segmento, publicando obras pagas e com periodicidade. Não incluo algumas das revistas que têm sido referenciadas neste blogue porque, nesses casos (e mais algumas ainda não citadas) apenas incluem, cada uma delas, uma BD de colaborador fixo.

Agora que passou a semanal, maior será a lista de autores/artistas meus convidados a colaborarem. Mas se, entretanto, algum estudante universitário, leitor deste jornal, estiver interessado em mostrar-me produção própria, pode escrever-me para Apartado 50273 - 1707-001 Lisboa.

Esta semana, no nº 32 do Mundo Universitário, apresenta-se à leitura/visionamento uma bd de "Jucifer", aliás, Joana Figueiredo (a segunda autora a colaborar), traçada num grafismo irreverente, englobável na chamada corrente alternativa, cujo espírito se apreende de imediato no título "Super Barnacle Adventures", um anti-super-herói à medida do espírito irreverente e gozão da sua jovem e, aparentemente, plácida autora.
--------------------------------------------------------------------------------
Joana Lucas Figueiredo nasceu em Lisboa, a 24 de Fevereiro de 1982.
Tem bandas desenhadas publicadas em vários fanzines - alguns deles sendo ela editautora - de que ressaltam os títulos Amo-te,Osso da Pilinha, Na Verdade Tenho 60 Anos, Stereoscomics Special SPX (França), Cindy, Milk & Wodka (Suiça), Menina Jesusa, Chicken's Bloody Rice e Last Hurrah.
Participou na antologia internacional Mutate & Survive e nos três números da CanibalCriCA Ilustrada.
Tem ligações ao colectivo de artes plásticas Crime Creme e faz o blogue http://www.crime-creme.blogspot.com. Lamento que o citado seja apenas de Ilustração, que respeito muito, mas neste blogue, "Divulgando Banda Desenhada", dá-se prioridade a esta dama, porque é de BD que estamos a falar. Como o "crime-creme" foi iniciado este ano, espero que venha a abarcar também a BD, afinal de contas a área onde a Joana mais tem trabalhado até agora.
---------------------------------------------------------------------------------
P.S. não é isso,é "post scriptum :-) - Reparei, ao observar a banda desenhada da Jucifer (Joana Figueiredo) que, por lapso não sei de quem lá do jornal, aparece o nome, erroneamente, de Andreia Rechena na margem inferior direita. Coisas (menos boas) que às vezes acontecem.
Aqui fica o esclarecimento "a posteriori".

3 comentários:

O bibliotecário anarquista disse...

Viva a Joana!

Geraldes Lino disse...

Viva quem visita o meu blogue!

Anónimo disse...

This is very interesting site... » » »