segunda-feira, maio 08, 2006

Jornais com Banda Desenhada (X) - Mundo Universitário - Autor: Zé Manel

Acontece é a banda desenhada com que Zé Manel, autor de prestígio em diversas áreas artísticas- colabora no semanário Mundo Universitário.

Em vinte e sete bedês publicadas neste jornal tão sui generis - gratuito e dedicado a ser distribuído em exclusivo nas universidades de todo o país -, ainda só repetiram, a participação, até agora quatro autores/artistas: Álvaro, Pedro Alves, J. Mascarenhas e Zé Manel.

Futurológica foi a primeira participação do cartunista, caricaturista, ilustrador (falando para gente mais "crescida", quem não o conhece dos livros escolares) e bandadesenhista Zé Manel, na rubrica bd do, então, quinzenário Mundo Universitário.

Pelo facto de só mais tarde ter começado a reproduzir, aqui no blogue, as bandas desenhadas que têm sido publicadas - sob meu critério e por mim obtidas em contacto com os autores - no M.U., edito neste "post" essa colaboração inicial do consagrado artista, aparecida no Mundo Universitário nº 16, de 11 de Abril de 2005
-------------------------------------------------------
José Manuel Domingues Alves Mendes, que usa, por nome artístico, Zé Manel (por vezes simplificado para ZM), é natural de Lisboa, onde nasceu em Janeiro de 1944.
Tem o curso de desenhador-gravador-litógrafo obtido na Escola de Artes Decorativas António Arroio.
Fez ilustrações e cartunes para uma imensidade de publicações, entre as quais "O Brincalhão", "Parada da Paródia", "Jornal do Exército", "A Chucha", "Rádio & Televisão", e no álbum "Os Burros, as Flores e o Sol", infantil, editado no Japão.
Tem bandas desenhadas em livros didácticos, na revista "Fungagá da Bicharada", no fanzine "Tertúlia BDzine", e na obra colectiva editada em fanálbum "Novas 'fitas' de Juca & Zeca".
Em 2005 colaborou com BD, pela primeira vez, no jornal "Mundo Universitário". Nesse ano foi um dos dezoito autores/artistas a participar na obra colectiva Sonhos de Nemo no século XXI, publicada no fanzine "Efeméride", e na respectiva exposição patente no espaço do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.

5 comentários:

Luís Graça disse...

Um grande abraço para o Zé Manel!
Quando olho para estes "bonecos" não posso deixar de me recordar dos saudosos Robert e Nicole, personagens do livro de francês "Je commence", com que dei os primeiros passos na aprendizagem da língua.
Sem esquecer o Idéafix criado pelo Zé Manel, o inolvidável Patapouf.

gevan disse...

Viva geraldes Lino.
Como foi o festival d Beja?
Gostava de ter ido à Tertulia mas nao tive oportunidade. Fica para outra altura.
Já foi visitar a feira de fanzines do "comunicar Design" na ESAD em Caldas da Rainha? Não vou poder lá ir e não sei o que irá ser organizado. Mas como em ediçoes anteriores houve diversas actividades dedicadas à animação, ilustração e fanzines, venho assim fazer "publicidade" ao evento..Este evento decorrerá durante esta semana.

Um abraço!

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! online bachelor of science pflegemanagement nursing man Chevrolet front bumper http://www.neurontinnuerotin.info/protonix-prescr.html Nudes small tits Foot free gallery sex thumbnail

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Patent gov Isuzu roll bar Headphones ipod review Sas paintballing baccarat nyc Acura dealers ga Car pink slips medication phendimetrazine tartrate Vw buses uk ford explorer http://www.web-cam-2.info/Paris_hilton_school_pictures.html ford expedition ohio Mature black sex gallery

O Silêncio no Mundo disse...

Olá meu amigo Zé Manel, Daqui é o Renato Pereira (o tal surdo que Vc conhece na Escola de Artes Decorativas António Arroio e também na Costa da Caparica quando eramos mais novos) e até que enfim consegui descobrir o seu blog. Assim, antes de mais, desejo-lhe mil parabéns pelo excelente do seu trabalho extraordinariamente! E, já uma vez, acerca de 2 anos atrás, tinha enviado um mail para Vc, mas como ainda até hoje não obtive a sua qualquer resposta. Gostaria de comunciar consigo pessoalmente, espero que sim, e assim que puder mande-me mail para pereirarenato@sapo.pt Um grande abraço de saudades! Renato Pereira