terça-feira, julho 18, 2006

Lisboa na Banda Desenhada (III) - Terreiro do Paço submerso - Autores: António Jorge Gonçalves (desenho), Nuno Artur Silva (argumento)

António Jorge Gonçalves, a desenhar, e Nuno Artur Silva, a escrever, criaram uma obra de referência na banda desenhada portuguesa, a que deram o título "As Aventuras de Filipe Seems, Detective Particular", iniciada pelo episódio "Ana".

Lisboa surge aqui como cenário, embora transformada visionariamente. É dessa minha cidade que, em mais um "post", a homenageio - usando a criatividade e talento imagético do meu amigo António Jorge, numa composição em que, muito provavelmente, foi cúmplice das ideias do seu imaginativo argumentista, Nuno Artur Silva (esse mesmo, o actual homem forte das Produções Fictícias).


O pessoal mais antigo conhece esta vasta e extraordinariamente bonita praça, por Terreiro do Paço. Todavia, o seu nome oficial é, como se sabe, Praça do Comércio.
Seja como for, o desenhador-criativo co-autor de Ana, recriou todo o pombalino espaço arquitectónico, dando-lhe uma impressionante dimensão aquática.


"Gostava de vaguear, sem rumo, pelas ruas da cidade crepuscular", pensamento poético com que se apresenta a primeira vinheta da belíssima prancha da página 38 da obra em apreço. Que, dada a excelência de imagens com que foi realizada, voltará a ser focada nesta rubrica "Lisboa na Banda Desenhada".

--------------------------------------------------

"Post" remissivo
Deste mesmo tema Lisboa na Banda Desenhada, visitável por simples clicagem na rubrica "Archives", há os seguintes "posts" anteriores:

(I) Maio, 21 -Autor: Victor Mesquita
(II) Junho, 19 - Autor: Zé Paulo

2006 - Daqui para cima

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Lino:
respondo-te aqui ao teu comentário no www.gandaordinarice.blogspot.com pelos motivos que viste no editorial.

Se me ponho a responder a comentários anónimos, entro numa onda de diálogo e são horas e horas de Net, a roubar tempo a outras coisas.

Antes de mais, obrigado pelas tuas palavras.
Como sabes, eu não sou nada dotado em termos tecnológicos. Não tenho sequer scanner. Ora, isto já é extremamente limitativo em termos de blog.
Se não fossem os meus amigos o Ganda Ordinarice nem existia.
A ideia era postar tudo ontem e escrevi isso no primeiro post. Só que as horas foram passando e muito material ficou de fora.
Sendo assim, ainda haverá mais duas ou três actualizações semanais, pelo menos.

Eu não sou nada contra o facto de trabalharem para mim, mas ainda tenho alguns remorsos. Não posso estar sempre a cravar os amigos em interesse próprio.

Por um lado, um blog assim é uma festa. Logo de madrugada apanhámos um visitante do Alasca e outro do Minnesota. Dá para nos divertirmos.

Por outro lado, a escrita é muito fácil e não é preciso estarmos a consultar apontamentos. O artigo para o "BD Voyeur" já será feito de uma forma mais profissional. Será jornalismo puro, incidindo especialmente na relação Salão Erótico/movimento editorial/presença das editoras no Salão.

Resumindo: não quero estar a viciar-me num blog meu. Já perco imenso tempo nos blogs dos amigos. E cada vez estou mais massacrado por andar perdido em diálogos com pessoas que não conheço, não se revelam e muitas vezes estão de má-fé.

No entanto, não quero dizer o que vai acontecer ao Ganda Ordinarice. Se os meus amigos me pressionarem a continuar, numa base periódica, alguma coisa se há-de arranjar. Na certeza de que será um blog atípico e sempre construído pelos meus amigos.

Um abraço.

Geraldes Lino disse...

Caro Graça:
E sempre construído pelos teus amigos, na parte informático/tecnológica. Mas da parte literária (e suponho que fotográfica) foste tu o responsável, e com qualidade.
No meu blogue também já tive muitas ajudas técnicas, por exemplo, do nosso comum amigo Gastão Travado, que me aturou horas a fio, durante alguns dias.
Agora já estou mais independente, mas mesmo assim não dispenso algumas dicas no "cybercafé" que frequento.
Não vejo por que motivo não poderás continuar a fazer o blogue "gandaordinarice", que iniciaste, mesmo que provocado por evento ocasional, com evidente entusiasmo.

Anónimo disse...

Pois é, Lino, já estou mais para continuar do que para desistir. Mas a um ritmo semanal ou quinzenal. Ou "independental".
Quer dizer, nos moldes em que colaborei com o www.quartzo-feldspato-mica, do Rui Manuel Amaral, editor da revista "Águas Furtadas".
Eu fiz mais de 80 posts, mas mandava-os para o Porto via e-mail e o Rui Manuel Amaral é que arranjava as fotos e postava.
Neste "Ganda Ordinarice" será assim.
Já fiz mais 6 posts para a próxima actualização, que deverá ocorrer no próximo fim-de-semana. Vou levar os CD-ROM com as fotos e o resto é com eles.
Realmente, as fotos são minhas. E esse é o gozo maior. Ver o trabalho fotográfico sujeito à opinião externa.
Fiquei satisfeito com o que consegui, até porque lutei com inferioridade de meios. Um botão disparador que fixa a foto uns dois segundos depois da imagem que queremos, maiores dificuldades de movimentação na zona dos espectáculos (o ano passado os jornalistas tinham uma zona reservada, este ano era tudo misturado, público e jornalistas, apesar do público ter sempre colaborado), ausência de zoom.
Mesmo assim, a minha velhinha Olympus (que terá mais de 12 anos) tem-se portado bem. Praticamente toda a história da Polvo e do Salão da Amadora foi gravada por ela.
Obrigado pelo apoio.

Geraldes Lino disse...

Ora bem, caro amigo Graça, se de facto te mantiveres a blogar o gandaordinarice - dando ênfase à BD, claro - dar-me-á gozo q.b. se admitires que fui um dos pressionadores premiados :-)
Quanto a fotos com máquinas pré-históricas, não sei se já viste as fotografias a complementarem entrevistas, que tenho publicado no meu blogue, com autores/artistas que fizeram a revista de BD "Visão" (exemplo: Victor Mesquita, Pedro Massano, Isabel Lobinho, Corujo Zíngaro, Zé Paulo e Carlos Barradas, até agora). Pois essas fotografias foram feitas com uma velhina Asaí Pentax com 20 anos de serviço... E acho que algumas das fotos até não estão assim tão más.
Abraço e saudações bedéfilas.

Anónimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

Anónimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»