sexta-feira, janeiro 18, 2008

Estética e convenções gráficas da Banda Desenhada - Zoom (I) Joe Quesada


Para apreciar a beleza desta excepcional composição, realizada como se tratasse de um "zoom" de afastamento, é necessário clicar em cima da prancha (eu sei que a maioria dos visitantes sabe, mas já aconteceu alguém comentar o facto de a imagem ser muito pequena...)

Há várias técnicas visuais comuns à Banda Desenhada e ao Cinema. O zoom, de aproximação ou afastamento, é uma delas.
A sequência de imagens visionáveis no topo deste "post" exemplifica, com brilhantismo estético, um zoom de afastamento, tanto no desenho como na coloração - o fundo totalmente negro cria uma atmosfera dramática.
(Esta sequência foi extraída da peça "Spider-Man, One More Day" part 4, sendo de creditar Joe Quesada pelos esboços a lápis, bem assim como a arte final de umas tantas páginas, e Danny Mixer de outras. Quanto ao argumento, foi também feito parcialmente por Joe Quesada, com a participação de J. Michael Straczynski).
--------------------------------------
Também nesta rubrica dedicada ao tema de Estética e convenções gráficas da BD, mas no quadrante do Picado e Contrapicado, são visionáveis algumas excepcionais imagens em diversos "posts" anteriores". Basta ir ao Arquivo e clicar nas datas abaixo indicadas:

(XI) Ag. 10 - Autor: Reg Perrott
(X) Abr. 20 - Autor: Frank Miller e Lynn Varley
(IX) Fev. 25 - Autor: Kája Saudek
2007 Daqui para cima

(VIII) Agosto 27 - Bill Watterson
(VII) Jun.11 - Autor: Joe Sacco
(VI) Maio 13 - Autor: Victor Mesquita
(V) Maio 9 - Autor: Moebius
(IV) Maio 7 - Autor: Rui Lacas
(III) Abr.11 - Autor: Gibrat
(II) Abr.11 - Autor: Gibrat
(I) Março 17 - Autores: Phil Gimenez e Andy Lanning
2006 Daqui para cima

3 comentários:

Porfirio Silva disse...

Com as minhas desculpas, permito-me sugerir, em nome da BD, uma visita e eventuais críticas à posta Apuleio, O burro de ouro - Manara, A metamorfose de Lúcio .

Geraldes Lino disse...

Caro colega bloguista Porfírio Silva
Acabo de visitar os seus dois blogues, o Machina Speculatrix e o Turing Machine.
Gostei dos seus textos, detendo-me mais longamente, como é óbvio, nos que dedica à banda desenhada.
Agradeço a sua visita e o justificável conselho que aqui me deixou.
Espero visitar mais vezes esses seus blogues que, não sendo exclusivamente dedicados à BD, tratam do assunto quando algo o surpreende.
Aliás, gostei de ler os seus considerandos, que, sem você o saber, repetem quase "ipsis verbis" palavras minhas, quando critica as absurdas convenções e preconceitos que subsistem na mente de muitos adultos em relação à BD.

Anónimo disse...

Olá amigos! Somos o mendes e o manu, do porto, e criámos uma banda desenhada chamada "viriato e barcelos". Espero que gostem!

www.viriatoebarcelos.blogspot.com

abraços