segunda-feira, outubro 05, 2009

Tertúlia BD de Lisboa - Ano XXIV - 302º Encontro - 6 Outubro - Convidada Especial: Sónia Carmo

Prancha inicial da bd 7 Vidas
Prancha inicial da bd Absurdo



Ciclo: Nova BD portuguesa (*)

SÓNIA CARMO vai ser a Convidada Especial (*) da Tertúlia BD de Lisboa, no seu 302º Encontro (Ano XXIV), dia 6 de Outubro - como sempre, na primeira 3ª feira do mês, e como, desde há vinte e quatro anos, no Parque Mayer.

Sónia Catarina Andrade do Carmo nasceu em 1984, na África do Sul (Benoni, perto de Joanesburgo), mas aos quatro anos de idade veio para Portugal.
Desde muito cedo revelou tendências para o desenho, pelo que, mal concluiu o 12º ano no Agrupamento de Artes, entrou para a FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde se encontra a cursar o 3º ano de Escultura, e em que fez parte do IMAGINArte - Núcleo de Banda Desenhada, Ilustração e Argumento.
Sempre desejosa de aperfeiçoar os seus dotes inatos para o desenho, Sónia participou, em 2005, no Curso de Banda Desenhada do Centro de Imagem e Técnicas Narrativas - Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (150 horas, Abril, Maio e Junho), sob coordenação de José Pedro Cavalheiro, aka Zepe, e em 2008 integrou um workshop de Ilustração para livros infantis, no Centro de Investigação e de Estudos Arte e Multimédia (40 horas, sob coordenação de Richard Camara).
Tem duas bandas desenhadas publicadas: logo na primeira, intitulada Absurdo, foram de sua autoria as quatro componentes essenciais da BD: argumento, desenho, legendagem e colorização, tendo tido publicação no fanzine Tertúlia BDzine (nº 135, Dez.08) ; a segunda. no mesmo TBDz (nº 140, Jun. 09), com um gato como personagem e o sintomático título 7 Vidas, foi de novo autora completa.
Artista ecléctica, Sónia Carmo tem abrangido áreas diversas, ao ponto de ter sido a responsável pela execução de cenografia e adereços para a Marcha de Benfica, no âmbito das Marchas Populares das Festas de Lisboa, em 2008.

----------------------------------------------------
Quem tiver interesse em ver postagens anteriores com os respectivos Convidados Especiais e/ou Homenageados, e correspondentes sinteses biográficas, poderá fazê-lo clicando no item Tertúlia BD de Lisboa indicado no rodapé

Sem comentários: