quarta-feira, setembro 15, 2010
Álbuns imprevisíveis e difíceis de obter (XVII) - A Lenda do Rio Lima
Mostrar em banda desenhada a realização de um hipotético filme, cujo enredo se intitula A Lenda do Rio Lima, foi a ideia, com significativa dose de originalidade, de um trio formado por Sara Coelho, Rui Alves "Rá" e Teresa Cardia.
A primeira desenhou as figuras, fez a legendagem e participou na colorização; "Rá" desenhou os cenários e também ajudou na legendagem; Teresa fez a maior parte da colorização e ficcionou o texto lendário, fazendo um "mix" das diversas versões que se conhecem da lenda do rio Lima, confirmando-as em várias fontes, argumento aprovado pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, no qual introduziu "gags" para tornar divertidas as oito páginas do mini-álbum (mini em termos de número de páginas, visto que o formato é quase A4).
Estamos, por conseguinte, perante um verdadeiro trabalho de equipa, que está a ser profícuo, visto este ser o segundo tomo da série.
Detendo-nos sobre a acção do filme/banda desenhada, apercebemo-nos, nas vinhetas iniciais, de estarmos a acompanhar um grupo que se dirige para Ponte de Lima com o fito de filmar a lenda que se conta acerca do rio que banha a cidade.
Os actores que vão protagonizar o filme pertencem a um grupo teatral amador local, e são eles os soldados romanos (localizados temporalmente no ano 137 A.C.) que surgem no "écrã/página do álbum", junto ao rio Lima o qual, na época revisitada, banhava a chamada província da Lusitânia.
Dando um imprevisto ar de veracidade, os soldados romanos/actores recusam-se a atravessar o rio que pensam ser o Lethes, famoso por ser o rio do esquecimento.
A cena final, dos actores a jantarem à luz de archotes, na margem do Lima, funciona como engraçada citação gráfica ao banquete que finaliza cada episódio da dupla Astérix e Obélix.
Um pequeno álbum, de impecável aspecto gráfico, que por certo suscitará cobiça a alguns coleccionadores de peças imprevisíveis...
A Lenda do Rio Lima
Autores: Sara Coelho, Rui Alves "Rá", Teresa Cardia
Álbum de 8 páginas, formato 19,5x28cm (ligeiramente inferior a A4)
Impressão em policromia sobre papel "couché"
Edição da parceria formada por Sopa de Letras (uma chancela da Prinicipia Editora) e a Càmara Municipal de Ponte de Lima
Tiragem: 5000 exemplares na versão em português (ver a versão em inglês no "post" de Set. 12)
Data da edição: Julho 2009
------------------------------------------------
Neste poste dedicado à edição portuguesa estão reproduzidas as páginas 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 8ª.
Da edição em inglês (no poste de Set. 12) estão reproduzidas as páginas 1ª, 5ª e 6ª.
------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as postagens anteriores relacionadas com este tema "Álbuns BD imprevisíveis e difíceis de obter" poderão fazê-lo clicando no item indicado em rodapé
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário