Rosa Maria é um jornal de bairro, da castiça Mouraria, e publica banda desenhada, o que o faz entrar no coração deste bloguista.
Para mais, no quadrante da BD são logo duas setas a acertar no sensível órgão: "A Vida em Rosa" (sim, claro, parafraseia "La Vie en Rose", é bonito! mas tb faz a ligação com o título do jornal...), esta da autoria de Nuno Saraiva, numa prancha de formato oblongo composta por três tiras a cores (é também dele o sugestivo anúncio do concurso de fado acima reproduzido); e "O Moran mora na Mouraria", tira desenhada e colorida - sublinho: duma forma muito invulgar, apenas duas ou três manchas de cor - por Hugo Henriques, e argumentada por Mourad Ghane, colaboradores todos eles desde o número 0 de lançamento.
Tendo o lisboeta Nuno Saraiva nascido na Mouraria - soube isso pela reportagem acerca da edição do Rosa Maria no suplemento/revista Tabu do semanário Sol, na edição de ontem -, e provavelmente conhecedor de fados, ele aproveitou a letra do fado-canção "A Rosinha dos Limões" e transformou-a em banda desenhada, com a desenvoltura que lhe é habitual.
Só por isso vale a pena obter um exemplar do novel jornal, o que se pode tentar indo à redacção - Rua da Mouraria, nº 30-5º, ou usando o telf 21885203 (é este o número indicado na ficha técnica, mas julgo que lhe falta um algarismo) ou tlm 922191802, ou ainda o E-mail geral@renovaramouraria.pt.
A versão digital está no "site"
http://www.renovaramouraria.pt/
e no blogue
http://renovaramouraria.blogspot.com/
Já aqui falei deste singular jornal no "post" de Junho 25, onde foquei o nº 0, lançado numa festa organizada pela Associação Renovar a Mouraria, editora deste jornal bairrista - já agora lanço uma pergunta para o ar: haverá mais algum bairro onde se edite um jornal?
Pois o trimestral Rosa Maria, nome de personagem de fado, embora tenha habitualmente a (boa) tiragem de 40.000 exemplares, teve desta vez este número duplicado - 80.000 exemplares, 60.000 como encarte do Diário de Notícias, na semana passada (eu encontrei-o na edição do dia 16) e os restantes distribuídos por elementos da associação, nomeadamente pela Inês "Valsinha"(*) Andrade, que o fez num carrinho de super-mercado, e também por Ana Luísa Rodrigues, Ester Margarida Nunes, Armanda Vilar, Pascal Bertrand e talvez pelo próprio Nuno Saraiva, outro membro da colectividade do bairro fadista, onde agora voltou ao entrar nos "entas"...
(*) Alcunha devida ao facto da Inês gostar muito da "Valsinha" de Chico Buarque de Holanda. Já somos dois...
----------------------------------------------------------
A ilustrar esta postagem estão três imagens. A seguir descrevo os assuntos de cima para baixo:
1. Prancha da série de BD "A Vida em Rosa";
2. Tira de bd "Moran mora na Mouraria";
3. Cartaz publicitário a um concurso de fado.
-----------------------------------------------------------
Para ver as numerosas (123) postagens anteriores deste tema, bastará clicar na etiqueta "Banda Desenhada portuguesa nos jornais" indicada no rodapé
Sem comentários:
Enviar um comentário