sábado, abril 07, 2012

Fernando Pessoa na BD... e não só (XVII)


Duas Cidades Sete Vidas é o título de uma obra surpreendente e imprevista, em edição de autor - Rui Cabral, de seu nome -, que escreve em textos de tonalidades poéticas e desenha em imagens de delicada linha clara, e que as colore em matizes suaves, num inesperado mas indiscutível registo de banda desenhada. 

Inesperado, repito, porque ao deparar-se-me a peça na estante de uma livraria, editada num formato oblongo, vulgo "formato italiano", e ao observar a capa e o título, julguei tratar-se de um livro de poesia unicamente dedicado a Fernando Pessoa.

Mas não é. Ou melhor: embora quem protagonize a obra sejam gatos - sete vidas são eles que a têm, diz o povo, daí o título -, Fernando Pessoa também está lá, bem presente, a sua imagem surge logo na capa, e perpassa por várias páginas. 




Aliás, por ser lisboeta, nada mais natural que o poeta nos surja em deambulações por Lisboa, rodeado de gatos, que são uma espécie de leit motif da obra, com uma presença permanente desde a primeira à última página.

E talvez por um fenómeno de mimetismo, o próprio Fernando Pessoa surge, momentaneamente, com corpo de gato.



Apercebemo-nos perfeitamente da admiração do artista/autor de BD pelo poeta, o que não o impede de brincar com a imagem, inclusive apresentando a figura inconfundível de Pessoa como código dum sinal de trânsito para passagem de peões (uma liberdade artística, imaginativa e de bom-humor, da parte de Rui Cabral).

E também o coloca numa montra onde se vêem três fotos suas, com dois objectos que claramente o identificam: chapéu e óculos.


E para quem não conheça bem Lisboa, o autor mostra aquela estátua, tão familiar aos lisboetas, em que o escultor pôs o poeta sentado na esplanada da Brasileira, em pleno Chiado, numa eterna imobilidade.

"Duas Cidades Sete Vidas": aí está um álbum que classifico de fanálbum, isto com todo o respeito, porque um fã que edita um álbum, fá-lo por amor e com amor, sem intuitos mercantis, é o que o diferencia de um álbum comercial, com a chancela de uma editora estabelecida no mercado.

Pelo facto de incluir as citadas passagens dedicadas a Fernando Pessoa, lamento até que esta pequena obra não se encontre à venda nos balcões da Fundação Calouste Gulbenkian onde o público tem de se dirigir para adquirir bilhete de entrada na excelente exposição Fernando Pessoa - Plural Como o Universo, patente ao público até 30 de Abril. 

Rui Cabral, arquitecto, na BD não tinha grande visibilidade, mas convém olhar para esta obra iniciante com atenção, e fixar o nome do autor (já havia um de apelido Cabral, o Ricardo, agora passamos a ter também o Rui).

Duas Cidades Sete Vidas
Álbum brochado com as dimensões de 29,5x20,7
Número de páginas: 48 
Tiragem: 50 exemplares (numerados, o meu é o 11/50 )
Data da edição: 2009 (*)
Preço: 29.45€ (*)
Local da edição: Lisboa

(*) Só agora, em Março de 2012, encontrei esta obra, à venda na livraria Pó dos Livros. Pelo preço indicado, acho que era por estarem a fazer descontos. 
-----------------------------------------------------------------------
Os visitantes habituais da blogosfera sabem como fazer para os textos ficarem bem legíveis. Mas para quem tem pouca prática, aqui fica uma ajuda: um clique inicial sobre o texto ou sobre a imagem faz a primeira ampliação; a seguir o cursor toma o aspecto de uma lente, e volta-se a clicar. O texto e a imagem ficam bem legíveis (por acaso neste "post" isto só é verdade em relação à tira, a 3ª imagem) .

-----------------------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por curiosidade, queiram ver os restantes dezasseis "posts" do presente tema, poderão fazê-lo clicando no item Fernando Pessoa na banda desenhada visível no rodapé

2 comentários:

Cá estou eu! disse...

Olá. Se é que posso pedir um favor, aqui vai: daria por gentileza uma olhada na edição de Duas vidas, sete cidades, para ver se há algum contacto do autor? Gostava de comprar o livro e na internet não encontro informação que me leve a um vendedor. Muito obrigada.

Geraldes Lino disse...

Cara anónima(*)"Cá estou eu"
Acabo de ler o seu comentário, ou melhor, o seu pedido de ajuda a fim de conseguir adquirir o fanálbum "Duas Cidades Sete Vidas". de Rui Cabral.
Onde o comprei foi na livraria "Pó dos Livros". Passe por lá a ver se ainda há algum exemplar.