domingo, abril 01, 2012

Tertúlia BD de Lisboa - 333º Encontro (Parte 2 de 2) - Abril 2012


João Ataíde é o autor de banda desenhada que irá estar na Tertúlia BD de Lisboa como Convidado Especial, na 2ª parte deste inédito formato daTBDL, com realização no mesmo dia em dois locais diferentes.

Na postagem anterior, numerada "Parte 1 de 2" (30 de Março), falei do programa previsto para o espaço de tempo entre as 18h00 e as 19h30, na Livraria Leya na Buchholz. Espero que a maior parte das pessoas que lá forem assistir ao lançamento da obra de BD em álbum "Provérbios ...com Gatos" participem também na tertúlia, dois quarteirões mais abaixo.

Falo hoje da 2ª parte,que decorrerá no local do costume, isto é, no Parque Mayer (restaurante A Gina), com o programa habitual.
Ou seja: inicia-se pelo jantar, que decorre - mais coisa, menos coisa - entra as 20h00 e as 21h30;
A seguir, efectuamos o sorteio interactivo de BD, com peças de banda desenhada onde se incluem álbuns, revistas e fanzines, além da peça de honra que é normalmente constituída por um desenho original do Convidado Especial.

E será este que terminará o encontro, fazendo a sua apresentação como autor de BD, ainda com curta obra (que poderá ser consultada na biobibliografia descrita no texto inserido a seguir.

Nota: A ilustrar o topo do presente "post" está uma prancha da história "A Terrível Sorte do Panda Ping Pong nas Garras de Chim Pan Zé", bd da autoria de João Ataíde (desenho) e André Oliveira (argumento), premiada no Concurso de Jovens Criadores de 2008.
--------------------------------------------------------------------------------
JOÃO ATAÍDE

Biobibliografia

João Daúto da Silva Ataíde nasceu em Lisboa, a 21 de Junho de 1981.

Apesar de licenciado em Engenharia Civil, o tema que mais o fascina desde sempre é a banda desenhada, como prova o facto de ter coleccionado sistematicamente revistas de BD, inicialmente as da Disney - os patos, os patinhas e os ratos como heróis antropomórficos -, em seguida os "comic books" com outros heróis, os super da Marvel.  

Dessa fase inicial de mero leitor, passivo mas apaixonado, passou à seguinte, a de criador dos seus universos pessoais e das suas próprias personagens, com que participou em concursos, designadamente no organizado pelo Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, em 2001; e mais tarde, em 2007, no XIV Concurso do Festival Internacional de BD de Moura, cujo tema era "O Gato", com a qual ele e o argumentista André Oliveira foram distinguidos com uma Menção Honrosa, tendo estado essa bd em exposição no Convento do Castelo de Moura..

No ano seguinte participou no Concurso Jovens Criadores 2008, de tema livre, tendo ganho o 1º Prémio com a bd "Xim Pan Zé", também sob argumento de André Oliveira, posteriormente publicada no nº 0 do fanzine Zona.

Continuando nestas suas tentativas, participou em 2009, de novo em equipa com André Oliveira, no 1º Concurso de BD do jornal açoriano Avenida Marginal, em que obteve outra Menção Honrosa.

Actualmente, apesar de envolvido em vários projectos ligados à Banda Desenhada, tem-se dedicado mais à Ilustração na qualidade de freelancer.
--------------------------------------------------------------------------------------
Presenças registadas "a posteriori"

1. Abílio Pereira
2. Adelina Menaia
3. Aida Teixeira "Diabba"
4. Álvaro
5. Ana Vidazinha
6. André Oliveira
7. António Isidro
8. Carla Vieira Costa "Bubas"
9. Catarina Pereira
10. Falcato
11. Gabriel Martins "Loot"
12. Geraldes Lino
13. Helder Jotta
14. Hugo Teixeira
15. Inês Silva
16. Isabel Viçoso
17. João Ataíde - Convidado Especial
18. João Figueiredo
19. João Leal
20. João Luís Spínola Rodrigues
21. Machado-Dias
22. Manuel Meira
23. Manuel Valente
24. Maria José Pereira
25. Miguel Ferreira
26. Miguel Gabriel
27. Miguel Marreiros "Mima"
28. Milhano
29. Moreno
30. Nelson Dona
31. Nuno Amado "Bongop"
32. Paulo Costa
33. Paulo Marques
34. Pedro Bouça "Hunter"
35. Pedro Vieira
36. Petra Marcos
37. Rechena
38. Ricardo Reis
39. Rui Domingues
40. Sá-Chaves
41. Simões dos Santos
42. Sofia Amado
43. Sónia Carmo
44. Vítor Nascimento
---------------------------------------------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens poderão fazê-lo clicando no item Tertúlia BD de Lisboa, incluído em rodapé

2 comentários:

Santos Costa disse...

Lino

Sou o mais faltoso a estes encontros, quase um marginal às acções no mundo português da BD.
No entanto, quando posso, não perco o ensejo de divulgar pelas escolas e pelos agrupamentos escolares, a banda desenhada, como podes verificar no seguinte endereço:
http://www.cm-trancoso.pt/culturaelazer/agendacultural/actualidade/Paginas/crianas-de-trancoso-aprendem-banda-desenhada-ilustrao-santos-costa.aspx
Ponho os miúdos a desenhar, executo uma prancha em grande formato com uma lenda local à frente deles, falo desta arte que foi a primeira na Humanidade, etc.
Um abraço e um óptimo 333º Encontro.

Geraldes Lino disse...

Costa
Há muita gente importante da BD que, tal como tu, já foi homenageada na Tertúlia BD de Lisboa, e que praticamente nunca mais lá esteve presente. Estou a lembrar-me, por exemplo, de Arlindo Fagundes.

O motivo é o mesmo: residirem bastante longe de Lisboa, tu em Trancoso, ele em Braga.

Mas, cada um de vocês tem actividades importantes na BD, começando por a fazerem, continuando por a divulgarem: ele fazendo palestras e participando em cursos, tu com essa acção em escolas e agrupamentos escolares.

Estamos os três, entre várias outras pessoas, a batalharmos pela divulgação e valorização da BD.

Abraço, e continuação de bom trabalho.

P.S.- Ao escrever "criancas" no endereço que indicas, não consegui aceder à notícia que mencionas. Só depois reparei que lá está escrito "crianas", e, reproduzindo a gralha, consegui finalmente ver o "post" com as fotografias em que mostras imagens de BD, no Convento de São Francisco - Teatro Municipal, a um numeroso grupo de crianças que participam num programa de férias da Páscoa.