quarta-feira, dezembro 19, 2012

Autógrafos desenhados (XXI) - Eugénio Silva


Este é o primeiro autógrafo completado com desenho que obtive de um autor português de banda desenhada, o conceituado Eugénio Silva.
O aspecto curioso deste meu início de coleccionador da especialidade é que o autógrafo sobre desenho improvisado foi efectivado no estrangeiro, em Itália, onde Eugénio Silva, José Garcês e eu fazíamos parte da comitiva portuguesa liderada por Vasco Granja. Estávamos a participar no mais famoso evento dedicado à BD na época, o Salone Internazionale dei Comics, del Cinema d'Animazione e dell'Illustrazione, que se realizava na cidade italiana de Lucca, e que atingia em 1980 a sua 14ª edição.

A nossa impressão sobre o evento, o Salão BD, o primeiro que conhecíamos (aliás, eu já lá tinha estado em 1978 e 1979) era entusiástica: o local físico, ainda com edifícios medievais, rodeado de muralhas, tinha indiscutível fascínio; e o contacto informal com grandes nomes da banda desenhada internacional (Pratt, Moebius, Manara, Arturo del Castillo, Quino, Breccia - Henrique, o filho, infelizmente não conheci o patriarca Alberto) era algo indescritível.

Memórias indeléveis...
..................................................................................

Eugénio Silva

Síntese biobibliográfica

Eugénio Rafael Pepe da Silva, 25 de Fevereiro de 1937, Barreiro. Curso de Desenhador-Gravador-Litógrafo obtido na Escola de Artes Decorativas António Arroio.

Publicou a sua primeira banda desenhada, "Amoni", em 1965, no suplemento Nau Catrineta, do jornal Diário de Notícias.

De 1967 é o invulgar livro escolar para a 3ª clase "Lições de História Pátria", todo à base de bandas desenhadas curtas, de duas páginas cada.

Em 1970 fez uma bd intitulada "A Gruta dos Três Irmãos", publicada nesse ano pela revista Pisca-Pisca, republicada pelo jornal Expresso (1987) e no fanzine Cadernos da Sobreda BD (1996).

"História Pequena do Vidro" é o título de um livro de divulgação, em banda desenhada, encomenda de uma fábrica vidreira em 1982. Como primeiro álbum de BD de cariz profissional foi "Matias Sandor", adaptado em bd a preto e branco da obra homónima de Julio Verne, em 1983.

"Eusébio, Pantera Negra", biografia em banda desenhada, a cores, do famoso futebolista português, foi o grande sucesso da BD nacional em 1990.

Teve em 1991 a sua primeira colaboração no estrangeiro, no álbum colectivo de carácter didáctico, "On a Retrouvé la Forêt Perdue", para o qual colaborou com um dos episódios.

Sob argumento de Jorge Magalhães, realizou o conto "O Coelho Branco", numa obra colectiva intitulada  "Contos das Ilhas", em que participaram também José Garcês, Catherine Labey e Carlos Alberto, em edição datada de 1993, sob chancela da ASA.

Eugénio Silva esteve contratado pela editora Meribérica-Liber, entre 1989 e 1991, período em que executou em BD a obra "Inês de Castro", mas que apenas foi editada em 1994.

"Família Ideal - O Sonho do Rapaz da Boina" é um álbum encomendado pelas Edições Paulinas em 1999.

É na área das monografias sobre terras portuguesas que este banda-desenhista (também pintor) tem tido actividade nestes últimos anos: "História de Seia" (1999) e "História do Concelho do Seixal" (2004), são os títulos.

Invulgar na sua bibliografia é a adaptação à BD da peça teatral de Henrique Lopes de Mendonça, "O Crime de Arronches", em 2009.

Em 2011 foi  escolhido, como autor de BD português, para inaugurar, com uma colectânea de bandas desenhadas suas, o "Museu de Banda Desenhada" em Bucareste, Roménia.

Está finalmente em fase de acabamento, a adaptação em banda desenhada da personagem "José do Telhado", de que a data do desenho autografado que ilustra o presente "post" denuncia a longuíssima elaboração.    

--------------------------------------------------------------------------
Os interessados em ver as 20 postagens anteriores deste tema (onde se incluem grandes nomes da BD, tais como Joe Kubert, Aragonés, John Buscema, Manara, Mordillo, Moebius, Neal Adams, Quino, Solano López, Juan Zanotto, Rick Veitch, entre vários outros), poderão fazê-lo clicando no item Etiquetas: Autógrafos desenhados inserido no rodapé.

Sem comentários: