domingo, dezembro 02, 2012

Tertúlia BD de Lisboa



Na próxima Terça-Feira, a primeira do mês, como sempre tem acontecido há vinte e seis anos, vai realizar-se a Tertúlia BD de Lisboa, no seu 341º encontro.
Há, como sempre, um Convidado Especial, desta vez é o desenhador/ilustrador Jorge Dauphinet Barros, que fez bastantes bandas desenhadas para o suplemento "Correio do Chico Omelete", do jornal Correio da Manhã. O autor já não se lembra do ano da publicação das bedês, e eu, que também colaborei a escrever artigos sobre BD - num estilo adequado ao escalão etário a que se destinava o suplemento -,  não posso ajudar, visto não encontrar os escassos exemplares que terei guardado dessa minha colaboração nos idos dos finais dos anos 1980.

----------------------------------------------------------------------------------
JORGE BARROS

Autobiografia

Breve Curriculum Vitae ao correr da pena, e sem dar caso a datas precisas como mandam as regras da boa convivência.

Jorge Emanuel Dauphinet Barros (Lisboa, 1971), este que redige para vocês, iniciou a sua actividade de desenhador a tempo inteiro e com intenções de se bastar economicamente (!), em 1987, no Suplemento do Correio da Manhã "Chico Omelete", na companhia de alguns ilustres e mais ou menos conhecidos desenhadores como Vasco Cordovil, um talento perdido para outras lides (casou-se e não havia tempo a perder com palermices, segundo a namorada cheia de razão), e José Bandeira, que agora goza o seu pratinho e ainda bem, a desenhar "Cravo e Ferradura" para o DN.
Depois disto, e sem cura à vista, foi sempre a aviar pãezinhos, sobretudo a fazer story boards para produtoras e algumas vezes, contam-se pelos dedos das mãos, para cinema com uma ou outra breve passagem pela BD, participando durante algum tempo nas tiras (*)  para o "Pantufa", um sucesso claro, nas páginas de outro suplemento, agora no jornal DN.



O futuro a Deus pertence, mas a ideia é fazer mesmo a tal bd que o mundo vai acolher e aclamar como a quinta essência, finalmente dada à luz para júbilo de todos...
... continuamos uma criança...

Na imagem do topo do "post":
Prancha da bd "Rakam"
A ilustrar a auto-biografia
1. Caricatura de Jorge Barros, por Vasco Cordovil
2. Prancha de "As Aventuras do Pantufa"


----------------------------------------------------------------------------------------------
Post scriptum deste bloguista

a) Quando Jorge Dauphinet Barros fazia bandas desenhadas para o suplemento "Chico Omelete", assinava Jorge Dauphinet - pelo menos, por vezes, como se pode verificar na imagem da prancha da bd "Rakam" que ilustra o topo do "post".
Mas fez outras séries, coloridas, em estilo de "continua no próximo número": "A Estrela Cadente", com a personagem "Chico Omolete" (que, correctamente, seria "Omelete"...), e "Tenis vs Super-Tenis" (aparecia assim, sem acento em "ténis").

b) Jorge Barros diz que fazia tiras do "Pantufa", para o jornal Diário de Notícias. A imagem que me enviou de "As Aventuras do Pantufa", foi uma prancha. Confusão na linguagem da BD? Ou também terá feito tiras? Uma pergunta a fazer na conversa com o autor Convidado Especial, quando chegar a vez de ele se apresentar aos "tertulianos". 

c) Por troca de e-mails com Jorge Dauphinet, soube que a banda desenhada "Rakam" teve um total de trinta pranchas. Daria para um álbum...   
------------------------------------------------------------------------------------------------
Lista de presenças neste 341º Encontro da TBDL

(Lista elaborada a posteriori e susceptível de ter falhas; por isso agradeço que quem notar alguma, envie comentário):


1.Afonso
2.Álvaro
3.Amorim, Paulo
4.Ana Saúde
5.Ana Sena



6.António Isidro
7.Cátia Alves
8.Clara Queiroz
9.Falcato
10.Gastão Travado
11.Geraldes Lino
12.Helder Jotta
13.Hugo Moreira
14.Inês Ramos
15.Isabel Viçoso
16.Joana Coelho
17.João Sequeira
18.Jorge Dauphinet Barros - Convidado Especial
19.Jorge Coelho
20.José Abrantes
21.José Lopes
22.Machado-Dias
23.Miguel Ferreira
24.Moreno
25.Milhano
26.Nuno Amado "Bongop"
27.Nuno Duarte "Outro Nuno"
28.Olivier
29. Paulo Marques
30.Pedro Bouça "Hunter"
31.Rechena "Dona Zarzanga"
32.Rui Domingues
33.Sá-Chaves, João Paulo
34.Sandra Oliveira
35.Sónia Oliveira

-----------------------------------------------------------------------------------------------




No dia 21 Dezembro,
dia previsto pelo calendário Maia para o FIM DO MUNDO
(não foi bem isso, mas tem piada assim)   
vou organizar uma tertúlia especial,

a TERTÚLIA DO FIM DO MUNDO

no sítio do costume,  a começar às 21h e a acabar à meia-noite (ou à meia-noite e cinco minutos, depende se o mundo acabar ou não...:-)
Os "tertulianos" podem levar bebidas para fazermos um brinde cinco minutos antes da meia noite, e outro brinde depois da meia noite (se o mundo não acabar, repito :-). Se o céu nos cair em cima da cabeça, acaba o mundo. Se não acabar, continua no próximo número (sempre ligados à BD, de uma maneira ou de outra.

De qualquer forma, os amantes da BD iniciarão o período de Boas Festas com esta festa de fim do mundo!   
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens deste tema poderão fazê-lo clicando no item Tertúlia BD de Lisboa, incluído em rodapé  

Sem comentários: