sábado, dezembro 29, 2012

Tertúlia BD de Lisboa - 343º Encontro - 1 Jan. 2013



Eduardo Teixeira Coelho vai ser alvo de uma homenagem póstuma na Tertúlia BD de Lisboa, no dia 1 de Janeiro de 2013, com a presença de sua filha Marina Teixeira Coelho.


Autor de BD de prestígio internacional, Eduardo Teixeira Coelho (nascido em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, a 4 de Janeiro de 1919, falecido em Florença, Itália, em 31 de Maio de 2005) foi galardoado no estrangeiro e em Portugal como reconhecimento da qualidade excepcional na generalidade da sua participação na banda desenhada. 

Em Itália, quando já residia em Florença, foi distinguido em 1973 com o troféu Yellow Kid pelo júri do Salone Internazionale dei Comics, del Cinema d'Animazione e dell'Illustrazione, de Lucca (Itália), o evento de BD pioneiro na Europa.

A partir dessa primeira distinção, Eduardo Teixeira Coelho (ou Eduardo Coelho, ou E.T.Coelho, ou simplesmente ETC) teve o seu talento também reconhecido em França (onde em muitas bandas desenhadas para a revista Vaillant usou o pseudónimo Martin Sièvre) em que foi nomeado no Festival International de Bande Dessinée d'Angoulême para atribuição, no ano de 2005, do prémio "Património da BD".

Em Portugal, em 1986, foi galardoado com o troféu "O Mosquito" pelo Clube Português de Banda Desenhada (Lisboa), e em 2005 foi-lhe atribuído o Prémio Especial pelo portal de internet Central Comics (Porto).
Em 2013, em Janeiro, mês do seu nascimento, é-lhe atribuído o Diploma de Honra, a título póstumo, pela Tertúlia BD de Lisboa, galardão entregue a sua filha Marina Teixeira Coelho. 


Imagens que ilustram o presente "post"

No topo:

Imagens 1, 2 e 3 - 6 pranchas de BD, da autoria de ETCoelho, dedicadas ao conto de Eça de Queirós. "O Tesouro", publicadas duas a duas na revista "O Mosquito", respectivamente nos números 1375 (27 Agosto 1952), 1377 (3 Setembro 1952), 1380 (13 Setembro 1952)

Imagem 4 - Foto de Eduardo Teixeira Coelho

Imagem 5 - Diploma que vai ser entregue a Marina Teixeira Coelho, filha do autor, representante da família.

Em baixo:

Imagem 1 - Capa do catálogo do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora/2005

Imagens 2,3,4,5,6,7,8 - Páginas 113 a 119 do Catálogo
------------------------------------------------------------------------------- 




Capa do catálogo do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora/2005, em que foi publicado um artigo de estudo acerca do autor Eduardo Teixeira Coelho e da sua obra, escrito por este bloguista.
O artigo poderá ficar legível clicando-lhe em cima e tornando a clicar quando aparecer um ícone com o formato de lente.







-----------------------------------------------------------------------------

Lista de presenças neste 342º Encontro (Especial) da TBDL

(Lista elaborada a posteriori e susceptível de ter falhas; por isso agradeço que quem notar alguma, envie comentário):



1.Álvaro
2.António Isidro
3.Fernando Martins
4.Geraldes Lino
5.Helder Jotta
6.Inês Ramos
7.Machado-Dias
8.Moreno
9.Pedro Bouça "Hunter"

10.Pedro Massano
11.Sá-Chaves, João Paulo

-----------------------------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens deste tema poderão fazê-lo clicando no item Tertúlia BD de Lisboa, incluído em rodapé 

Sem comentários: