sábado, julho 27, 2013

Autógrafos Desenhados (XXIV) - Paolo Ongaro


Conheci Paolo Ongaro, autor italiano de banda desenhada, no Salone Internazionale dei Comics, del Cinema d'Animazione e dell'Illustrazione de Lucca, em Itália, na sua 14ªedição, entre 26 Outubro e 2 de Novembro de 1980. E, obviamente, pedi-lhe um desenho, que aqui mostro, passados mais de trinta anos.

Embora não se tratasse de um autor muito conhecido, ele era anunciado em Lucca como sendo, nessa época, um dos desenhadores do anti-herói Diabolik.

--------------------------------------------------------------------------------

PAOLO ONGARO

Síntese biobibliográfica

Nascido a 22 de Junho de 1946 em Mestre (Veneza), Itália, o início de Paolo Ongaro na BD deu-se com o trabalho de arte-finalização aos desenhos de Vladimiro Missaglia, a que se seguiu a realização a solo de bandas desenhadas no género de horror. 

Foi em 1970 que deu início à sua colaboração em "Diabolik", personagem criada, ao nível do argumento, pelas irmãs italianas Guissani, Angela e Luciana, e desenhado inicialmente por Luigi Marchesi.

Colaborou também com as revistas L'Intrepido, Il Giornalino (onde desenhou histórias de Larry Yuma), Il Corriere dei Ragazzi, entre outras. Em meados desses anos setenta, Ongaro encarregou-se de desenhar a personagem Tarzan. 
Fez igualmente histórias de guerra para a agência inglesa Fleetway, e para a revista Audax da editora italiana Mondadori, desenhou o Agente Speciale Magnum.

Para essa mesma editora teve a seu cargo o desenho de histórias de espionagem, entre 1976 e 1977, e colaborou na série "Uomini e Guerra", bem como na "Storia d'Italia a Fumetti", além de realizar a componente gráfica da "Storia delle Olimpiade", editada em 1996, numa outra iniciativa da editora Mondadori.

Fez a experiência de desenhar personagens da Disney editadas em Itália pela Mondadori, e a partir de 1990 começou a participar na conhecida série de origem italiana "Martin Mystère".
Também chegou a trabalhar em França, onde colaborou nas revistas L'Écho des Savanes e Pif.

(Ignoro se faz actualmente alguma coisa na BD. Espero que haja quem, entre os visitantes deste blogue, me possa dar qualquer novidade).

Fontes consultadas: 

1) The World Encyclopedia of Comics, edited by Maurice Horn - Chelsea House, 1999
2) Dictionnaire Mondial de la Banda Dessinée, de Patrick Gaumer, avec la collaboration de Claude Moliterni - Larousse, 1998
3) Lambiek Comiclopedia

.....................................................................................
Os interessados em ver as 23 postagens anteriores deste tema (onde se incluem grandes nomes da BD, tais como Joe Kubert, Aragonés, John Buscema, Manara, Mordillo, Moebius, Neal Adams, Quino, Solano López, Juan Zanotto, Rick Veitch, entre vários outros), poderão fazê-lo clicando no item Etiquetas: Autógrafos desenhados inserido no rodapé.

Sem comentários: