segunda-feira, setembro 23, 2013

Literatura em BD (I) - A Lei da Vida (The Law of Life), de Jack London


Hesitei entre integrar a adaptação à banda desenhada desta obra literária do escritor americano Jack London numa nova etiqueta intitulada "Literatura em BD", ou inseri-la na já existente "Curtas de BD".
Optei pela primeira hipótese.

Mas é irrelevante tal pormenor. O que importa, afinal, é poder-se apreciar o profundo sentido humanístico da trama ficcional, criada pelo escritor neste seu conto curto, "The Law of Life", e a estupenda adaptação gráfica de Zenetto, um quase desconhecido para os bedéfilos de hoje.

A Lei da Vida (The Law of Life)
Autor do conto: John Griffith Chaney aka Jack London, 1876/1916
Adaptação à BD por Zenetto (desenhos), Jorge Magalhães (texto), Catherine Labey (legendagem)
Publicação no Almanaque O Mosquito - 1986
-------------------------------------------------------------------------------------

Zenetto

Síntese biobibliográfica 

José Neto nasceu em Lisboa, a 21 de Fevereiro de 1956.

Começou a trabalhar muito cedo, em 1970, na Agência Portuguesa de Revistas como legendador. Ali esteve empregado até 1973, data em que foi extinto o ateliê da APR.
Passou a trabalhar no regime de "free lancer".

Tem bandas desenhadas no suplemento Pim-Pam-Pum, do jornal O Século, colaborou na revista Mundo de Aventuras (5ª série) e no Almanaque O Mosquito (edição anual de 1986).

Foi homenageado na Tertúlia BD de Lisboa em Setembro de 1992.

5 comentários:

Catherine Labey disse...

Caro Geraldes Lino,
Muito aprecio a publicação desta história no teu blogue, que eu próprio já tinha em mente apresentar, um dia destes, no Gato Alfarrabista.
Foi um dos trabalhos mais notáveis do Zenetto, feito por sugestão minha a partir de um conto de Jack London (que eu, na altura, andava a ler), embora me tenha limitado a adaptar o texto, como fazia o Raul Correia n'O Mosquito.
Já agora uma observação: as legendas são da Catherine Labey.
Um grande abraço.
Jorge Magalhães

letré disse...

belo post. É um belo trabalho dum autor que sempre me marcou pelo seu estilo muito pessoal e que é um bom exemplo como a nossa BD coloca num limbo bastante estranho artistas que, em outros países, provavelmente teriam outras possibilidades. Simultaneamente não deixa de ser uma forma de lembrar um autor que fez alguns trabalhos muito interessantes e também deixou a sua marca em inúmeras capas do Mundo D'Aventuras.

Letrée

Geraldes Lino disse...

Caro Jorge Magalhães
Antes de mais, agradeço a visita, e obrigado também pela correcção relativamente à autoria da legendagem, que é da Catherine Labey e não do Zenetto, como erroneamente eu tinha indicado.
Por acaso estive para te telefonar antes de dar por findo o "post", para te perguntar se por acaso terias algum contacto do Zenetto (o que eu tinha já não funciona), a fim de poder acrescentar alguns elementos biográficos actualizados àqueles que retirei da sua muito escassa autobiografia (que ele ilustrou com um auto-retrato) para distribuição na Tertúlia BD de Lisboa, quando lá esteve enquanto homenageado (há vinte e um anos!).

Grande abraço,
Geraldes Lino

P.S.- Lamento ter tirado o "carapau" ao Gato Alfarrabista...

Geraldes Lino disse...

Caro (desconhecido para mim) Letrée
Agradeço o elogio. E não poderia estar mais de acordo com o que diz.

De facto, são escassas as possibilidades dos autores de BD trabalharem em exclusivo neste nosso pobre e periférico país, e o panorama nunca variou muito, infelizmente.
A solução foi, para uns tantos, ir para o estrangeiro.
Veja-se o caso do talentoso Eduardo Teixeira Coelho, que teve de emigrar para poder viver só da BD. Vítor Péon também andou muitos anos pelo estrangeiro, Carlos Roque exilou-se na Bélgica, José Pires colaborou durante anos com revistas belgas (embora nunca tenha saído de Portugal).

E por falar neste capítulo de colaboração em publicações estrangeiras sem sair de cá, temos hoje em dia um grupo de talentosos desenhadores que trabalham em BD para editoras dos EUA, cujos nomes vou aqui registar ao acaso dos que me for lembrando:

Jorge Coelho, João Lemos, Nuno Plati, Filipe Andrade, Miguel Montenegro, Zeu, André Lima Araújo, Ricardo Venâncio, Ricardo Tércio, Joana Lafuente (a desenhar e a colorir capas), Joana Afonso (iniciou-se em data recente), Miguel Mendonça, Miguel Jorge, Pedro Potier, Filipe Teixeira, Daniel Henriques (arte-finalista). Dezasseis!!!

Um dia destes faço um "post" a falar deste caudal de "emigrantes" (é uma maneira de dizer, está claro, visto que estão cá todos, beneficiando das novas tecnologias que lhes permitem trabalhar à distância de um continente...

Saudações cordiais
GL

Catherine Labey disse...

Caro Geraldes Lino,
Obrigado pela resposta e pela correcção. A Catherine também agradece, embora já não se lembrasse de ter legendado esta história, o que é natural, depois de tantas lhe terem passado pelas mãos.
Quanto ao Zenetto, há muito tempo que não tenho notícias dele, por isso desconheço o que tem feito profissionalmente nos últimos anos.
O Gato Alfarrabista ficou sem o "carapau", por agora... mas ainda há-de comê-lo um dia destes. E nessa altura não se esquecerá de de que foste tu a "pescá-lo" primeiro.
Um grande abraço,
Jorge Magalhães