quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Exposições de BD avulsas (XLII)


Miguel Montenegro foi, enquanto autor de BD, o primeiro português a trabalhar para a editora norte-americana Marvel Comics, em 2006, numa época em que apenas ele e Zeu-Eliseu Gouveia (*) tinham conseguido entrar no mercado americano dos comics, com quem o nosso talentoso compatriota ainda continua a colaborar (veja-se, aqui por baixo, uma prancha dele publicada recentemente).


Entretanto, Montenegro, que nunca se recusou a colaborar gratuitamente em fanzines, veja-se, aqui por baixo, uma página do Tertúlia BDzine nº 38, Dez. 2000,


decidiu corresponder à sua íntima tendência e foi estudar Psicologia no ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada. E fê-lo a sério, de tal forma que se diplomou, concluindo o Mestrado em Psicologia Clínica em 2013. 

Isto ao mesmo tempo que fazia tiras de bandas desenhadas/cartunes, focadas nos aspectos mais caricaturáveis da especialidade. O que se depreende do título algo polémico do livro agora editado Psicopatos Entre Loucos, Quem Tem Juízo É Pato.

Em complemento do lançamento do livro - que será apresentado pelo psicólogo e professor António Gonzalez, a partir das 18h30 -, estarão expostas as cinquenta tiras que compõem a obra, e que foram divulgadas no Facebook com cerca de 15.000 fãs (ver em https://www.facebook.com/psicopatos).

Esta exposição estará patente ao público até ao dia 13 do corrente mês de Fevereiro, no edifício do ISPA - Rua Jardim do Tabaco, nº 34 - Lisboa.





-------------------------------------------------------------------------------------- 
Ilustram o presente "post":

1. A capa do livro "Psicopatos"

2. Uma das tiras que compõem a obra

3. Prancha de uma banda desenhada recente de Miguel Montenegro, destinada ao mercado norte-americano, para a revista Red Prophet

4. Prancha inicial da antiga banda desenhada "Eu Quero Um Fato Amarelo", publicada no fanzine Tertúlia BDzine nº 38 - Dezembro de 2000, uma edição da Tertúlia BD de Lisboa, de que Miguel Montenegro foi Convidado Especial  

5. Foto actual de Miguel Montenegro


(*) Zeu foi o primeiro a fazer BD para os Estados Unidos, mas em colaborações em comic books editados por pequenas editoras independentes.

--------------------------------------------------------------------------------------

Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes quarenta e um "posts" sobre exposições, poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD avulsas visível no rodapé.  

Sem comentários: