sexta-feira, abril 24, 2015

25 de Abril na BD








Há já uma razoável bibliografia na área da BD dedicada à data histórica do 25 de Abril e, consequentemente, a figuras de relevo no acontecimento de 1974, na chamada revolução dos Cravos.

O álbum que aqui apresento, intitulado "Salgueiro Maia O Rosto da Liberdade", é um daqueles que se podem considerar imprevisíveis e até difíceis de obter pelos coleccionadores de BD.

Trata-se de um álbum editado em Abril de 1999 pelo semanário regional O Ribatejo (com apoio da Câmara Municipal de Santarém) jornal esse que resolveu comemorar os 25 anos do 25 de Abril, com a história da intervenção dos militares da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, comandados por Salgueiro Maia.

A acção da banda desenhada, contada por desenhos em estilo realista, acompanhados algumas vezes por imagens fotográficas, tem início em Santarém num café, onde alguns amigos lêem o jornal O Ribatejo, cuja primeira página apresenta o título "Salgueiro Maia vai ter estátua em Santarém".
Um dos presentes,induzido pela notícia, começa a rememorar os acontecimentos, e a partir daí assiste-se, em flashback, à reconstituição desse episódio histórico, desde a saída dos militares de Santarém até à rendição de Marcelo Caetano perante Salgueiro Maia no Quartel do Carmo.

António Martins, autor completo da banda desenhada (argumento e desenho), serviu-se de vários testemunhos de Salgueiro Maia, designadamente do relatório da operação "Fim-Regime", do depoimento recolhido pela investigadora Maria Manuela Cruzeiro para o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, de uma entrevista dada ao jornalista Fernando Assis Pacheco e publicada no semanário O Jornal, e do livro "Alvorada em Abril", de Otelo Saraiva de Carvalho.           

Ficha Técnica
Título: Salgueiro Maia O Rosto da Liberdade
Álbum em formato A4, brochado, 32 páginas a cores (a banda desenhada tem 22 pranchas)
Texto e desenhos de António Martins
Direitos da 1ª Edição reservados por Câmara Municipal de Santarém
Tiragem: Não consta
1ª Edição: Abril 1999 
---------------------------------------------------------
ANTÓNIO MARTINS (1949/2012)

Síntese biobibliográfica
António da Silva Antunes Martins nasceu em Tomar, a 2 de Janeiro de 1949.

Possui o curso de Pintura Decorativa da Escola de Artes Decorativas António Arroio (como então se chamava).

Tem obras em banda desenhada publicadas em álbum, sob os títulos:
- Salgueiro Maia, o Rosto da Liberdade  (Abril de 1999)
- A Aventura de Cabral ou A Invenção do Brasil

E em revistas e jornais:
Em 1994 fez BD para a revista mensal Activa, em episódios auto-conclusivos de uma prancha, a cores, durante seis meses;
Em 1998, entre 10 de Junho e 13 de Julho, fez uma banda desenhada em 34 tiras diárias, sob o título "Vacanças", tendo por tema o Campeonato do Mundo de Futebol, realizado esse ano em França, para o jornal 24 Horas.

Tem trabalhado em ilustração para diversas publicações (revistas Visão e Visão Júnior), jornais (A Capital, 24 Horas e Expresso) e livros da Editora Verbo.

Foi homenageado pela Tertúlia BD de Lisboa, no 274º encontro, em 3 de Julho de 2007.

Faleceu em Óbidos, a 3 de Julho de 2012.

---------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as postagens anteriores relacionadas com o tema "Álbuns BD imprevisíveis e difíceis de obter" poderão fazê-lo clicando no item indicado em rodapé  

6 comentários:

dfg disse...

Penso que é o livro "25 de Abril e a banda desenhada " que tem referências ao livro "Pais dos Cagados" e a alguns cartoons publicados nos jornais, etc. Na net também aparecem alguns textos.

Mesmo depois aparecem algumas coisas

http://arpose.blogspot.pt/search/label/Vitor%20P%C3%A9on

http://arpose.blogspot.pt/2011/01/eleicoes-presidenciais-1976-iii.html

Luís Graça disse...

Lembro-me de uma revista num formato anormalmente grande, em plena euforia pós-25 de Abril.
"Dossier PIDE-DGS". Acho que só saíram dois números, no máximo.

Geraldes Lino disse...

Caro desconhecido dfg

Agradeço a visita e o comentário.

Através dos "links" que me forneceu fui visitar o blogue "Arpose", desactivado desde 1976.

Também tenho a publicação "O Mariola", editado por Vítor Péon.

Mas neste caso, eu apenas divulguei um álbum pouco conhecido mas muito ligado ao 25 de Abril e a uma das suas figuras mais carismáticas, enquanto que os cartunes de Vítor Péon têm a ver com as eleições presidenciais de 1976,um assunto diferente.

Em todo o caso, fico-lhe grato pela dica.

Cordialmente,
GL

Geraldes Lino disse...

Que disparate! O blogue "Arpose" está desactivado desde 2011

Geraldes Lino disse...


Sim, tenho essa publicação, não dedicada ao 25 de Abril, mas sim à sinistra PIDE/DGS.

Aliás, tenho umas tantas obras em BD centradas no 25 de Abril, até já comissariei uma pequena exposição sobre o tema em Vila Nova de Paiva.



Catherine Labey disse...

Caro Geraldes Lino,
Respondo directamente no teu blogue ao comentário que deixaste no "Gato Alfarrabista", a propósito da minha postagem sobre idêntico tema, e que te agradeço.
De facto, este álbum de António Martins é pouco conhecido, dada a sua raridade, por ter sido editado por uma autarquia, e tem qualidade suficiente para merecer o interesse dos leitores bedéfilos (e não só), bem como outras obras do seu autor.
A bibliografia que publicaste tem muito interesse, e felicito-te pela oportunidade da sua divulgação, agradecendo-te o ensejo de ficar a conhecer mais pormenores sobre a carreira deste desenhador, infelizmente já desaparecido.
Creio que ele, tal como Carlos Alberto, também colaborou largamente com ilustrações para a editora Amigos do Livro.
Um abraço de amizade,
Jorge Magalhães