sexta-feira, janeiro 22, 2016

Política e BD - Presidenciais, Uma (Não) Candidatura em BD










Nos dias que vão correndo, no ano de graça (?) de 2016, faz parte da conversa do dia-a-dia da maior parte dos portugueses trocar impressões acerca dos dez candidatos à Presidência da República, sendo também sabido que o nome de Francisco Louçã não se inclui nessa dezena de envolvidos na presente campanha presidencial.

Então por que motivo ele aparece nesta postagem?

É que tinha encontrado recentemente, entre as numerosas publicações pequenas e invulgares que tenho empilhadas num recanto de minha casa, um mini-álbum editado em 2006, dedicado às presidenciais desse ano feito em banda desenhada (e algumas vezes fotografada) pelo prolífico autor de BD Nuno Saraiva (com o apoio no argumento de Jorge Costa e Miguel Reis, nomes desconhecidos na BD).

Resolvi dar-lhe agora visibilidade, porque vem a propósito e a peça merece ser divulgada.

Ora como personagem principal da bd surge Francisco Louçã, excelentemente caricaturizado, a contracenar com os restantes candidatos da altura, numas divertidas peripécias onde o táxi em que estes entram (Louçã, plebeiamente, vai de autocarro) tem a insólita capacidade de retroceder no tempo (talvez respeitando a opinião de alguns taxistas de que o tempo da outra senhora era bem melhor).

Acompanhando a trama na deslocação para tempos anteriores, também este blogue viaja para trás até 2006, onde observa o panorama político em que aparecem como candidatos a PR os seguintes (por ordem alfabética e não por simpatias pessoais): Cavaco Silva, Francisco Louçã, Garcia Pereira, Jerónimo de Sousa, Manuel Alegre e Mário Soares.

Dessa vez foi a 22 de Janeiro de 2006, agora vai ser a 24 de Janeiro. Está nas nossas mãos que a escolha seja melhor...

Mini-álbum com 16 páginas agrafadas, a cores
Formato A5
Neste post: Reprodução da capa e 8 pranchas da banda desenhada
Edição por entidade não indicada [Bloco de Esquerda]


------------------------------------------------

NUNO SARAIVA  

Síntese biográfica (versão mais completa)

Nuno Jorge de Avelar Teixeira Saraiva, Lisboa, 27 de Agosto de 1969.
Adquiriu formação académica na FBAUL-Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e no IADE-Instituto de Artes Visuais Design e Marketing. 
É professor de Ilustração e BD no AR.CO - Centro de Arte e Comunicação Visual.
A sua vasta produção de banda desenhada está espalhada por fanzines (Banda, Comic Cala-Te, Hips!, Efeméride), revistas (Ego, Cosmopolitan) e jornais (O Fiel Inimigo, depois apenas Inimigo, neste sob o pseudónimo Ketch, Independente, Mundo Universitário).
Parte dessa produção está reunida em álbuns: Filosofia de Ponta, sob argumentos de Júlio Pinto, com três tomos editados; para o mesmo argumentista desenhou "Arnaldo o Pós-cataléptico" e "Guarda Abílio". A fazer duo com Paulo Patrício, este enquanto argumentista, desenhou a série "Escrita Fina", publicda no semanário Expresso entre 2004 e 2005.
A "solo" realizou "Os Dias de Bartolomeu", "Zé Inocêncio", "As Aventuras Extra Ordinárias de um Falo Barato".
Faz parte actualmente do colectivo TLS-The Lisbon Studio, onde tem colaborado no TLS Webmag.
É também importante a sua obra na ilustração, designadamente nos livros, de temáticas diversas, "A Crise Explicada às Crianças - Para Miúdos de Direita e Para Miúdos de Esquerda", sob texto de João Miguel Tavares, "Caríssimas 40 Canções - Sérgio Godinho", e "Isto É Um Assalto", com texto de Francisco Louçã e Mariana Mortágua.
Tem estado presente em diversas exposições de BD e Ilustração, individuais e colectivas.
Em 2006 criou imagens para dezasseis receitas de culinária, usando imagens de carácter erótico com os rostos de actores e actrizes do cinema internacional.

Ainda nesse mesmo ano, e continuando a sua criatividade abrangente, incluindo na componente política, desenhou em dezasseis pranchas a cores o episódio "Uma BD Presidencial - Regresso ao Passado?", para a candidatura a PR de Francisco Louçã. 
Em 2010 foi galardoado com o Prémio Stuart de Desenho de Imprensa, criado por El Corte Inglés e Casa da Imprensa, por uma ilustração sua para a capa do suplemento Ípsilon do jornal Público
Foi o representante de Portugal no 11º Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação - Luanda Cartoon, em Agosto de 2014.
Iniciou em Novembro do mesmo ano a obra em BD "Tudo Isto é Fado", em publicação no semanário Sol - revista/suplemento Tabu - ao ritmo de quatro pranchas por semana, a cores, sendo ele também o argumentista/guionista, sob elementos que lhe foram fornecidos pelo Museu do Fado, responsável pela co-produção. A publicação no semanário terminou em Fevereiro de 2015.

Nesse mesmo ano as bandas desenhadas foram editadas em álbum (tiragem: 2500 exemplares!), numa produção conjunta de Sol/EGEAC - Museu do Fado, e postas à venda a 15 de Dezembro 
------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens relacionadas com "Política e BD" poderão fazê-lo clicando no respectivo item, visível no rodapé     

1 comentário:

erfr disse...

http://www.blogbacktothefuture.com/2006/01/uma-banda-desenhada-presidencial.html

download/consulta da obra (formato pdf-16 páginas)

https://drive.google.com/open?id=0B2SO49SSQJ4KenJPU0NTRHVvRTg