terça-feira, agosto 23, 2016

Pub e BD - Anúncio no Almanaque Brasileiro do Tico-Tico





Um anúncio assinado por um conhecido ilustrador/autor de BD não é muito vulgar na publicidade comercial.

Pois foi exactamente isso que encontrei no Almanaque do Tico-Tico - edição de 1939 -, preciosidade que adquiri há uns anos num alfarrabista (sêbo, em calão brasileiro) em Salvador, cidade brasileira com muitas interessantes marcas arquitectónicas da colonização portuguesa.

O anúncio publicitário que mostro no topo do poste é dedicado a um produto de embelezamento feminino que se apresenta como "Leite de Colonia" (sic), base para uma banda desenhada com o título "O Filtro da Belêza", assinada por Oswaldo Storni (*), que aparece representado prolificamente no citado almanaque com bandas desenhadas de muito bom nível abarcando géneros diversificados - realistas, humorísticos e caricaturais.

Uma curiosidade antiga e de qualidade para a minha rubrica "Publicidade em BD".

(*) Oswaldo Stormi - nascido no Rio de Janeiro a 25 de Abril de 1909, falecido em 10 de Julho de 1972.
Esta informação biográfica e outras bibliográficas estão incluídas no blogue Rabiscos, Riscos e Cores de Regina Sormani.

Ver no link

http://rabiscosriscosecores.blogspot.pt/search?q=Oswaldo+Storni


Para ver posts actuais do blogue, muito inclinado para a poesia:
http://rabiscosriscosecores.blogspot.com
      
------------------------------------------
Vejam as postagens anteriores deste tema, clicando no item: Publicidade em BD, visível no rodapé

2 comentários:

Carlos Augusto Segato disse...

Muito boa a postagem!! Cheguei até ela através do blog da Regina Sormani. O Storni, ao lado do Edmundo Rodrigues e do Carlos Estêvão, é um dos grandes ilustradores e quadrinistas brasileiros de todos os tempos, na minha opinião. Certamente há outros, e estarei cometendo injustiças. Porém, esses são os meus preferidos. Parabéns pelo blog! Carlos A. Segato, Brasília-DF.

Geraldes Lino disse...

Caro amigo visitante Carlos Augusto Segato. Muito me honrou com a sua visita e elogio que amavelmente me endereçou. De facto, fiquei muito bem impressionado com o singular talento de Oswaldo Storni, autor/ilustrador/artista que eu desconhecia. Apercebo-me de que, por seu turno, o Carlos Augusto Segato o conhece muito bem. Sorte sua!
Já agora, constato que o visitante do meu blogue é pessoa culta, por isso aproveito para lhe expor uma dúvida que tenho desde há muitos anos: qual o motivo pelo qual escreve "quadrinista" e não "quadrinhista" ao referir-se a um autor de Quadrinhos, ou Histórias em Quadrinhos?
Com elevada consideração,
Geraldes Lino