sexta-feira, março 24, 2017

BD portuguesa em jornais - Viagens no Cérebro


No jornal Público de hoje, 23 de Março, foi publicada uma peça de duas pranchas/páginas de figuração narrativa dedicadas à celebração, em texto e imagem, da Semana Internacional do Cérebro. Portugal participa nela neste mês de Março, através do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.

A ideia de recorrer à BD enquanto arte sequencial capaz de facilitar a compreensão de tema tão complexo terá sido do cientista João Ramalho Santos, habituado a elaborar argumentos/guiões para este tipo de divulgação científica, recorrendo ao ilustrador André Caetano, autor de banda desenhada.

Embora sintetizado, o texto de carácter científico de suporte da peça é elucidativo, criando uma autêntica aventura dedicada ao cérebro e à função de diferentes regiões cerebrais.

Prevêem-se viagens inéditas e fascinantes ao interior do nosso órgão mais complexo, que talvez possamos acompanhar graças às imagens sequenciais da BD, assim o cientista/argumentista Ramalho Santos continue interessado neste tipo de divulgação, apoiado no talento de André Caetano.

Nota - A obra foi elaborada com a participação dos investigadores: Ana Cristina Rego, Ana Luísa Carvalho, Ana Rita Álvaro, Carla Lopes, Carlos Duarte, Cláudia Cavadas, Cláudia Pereira, João Peça, Luana Naia, Luís Pereira de Almeida, Nuno Empadinhas, Paula Moreira, Paulo Pinheiro, Ramiro Almeida, Ricardo Rodrigues, Sandra Morais Cardoso e Sandra Mota   

------------------------------------
Os interessados em ver textos anteriores da rubrica BD portuguesa em jornais ou Ciência e BD poderão fazê-lo clicando no respectivo item visível em rodapé     

Sem comentários: