segunda-feira, março 06, 2017

Tertúlia BD de Lisboa - 393º Encontro - 7 de Março


Mais um encontro mensal, o 393º, da Tertúlia BD de Lisboa. E como sempre, há trinta e dois anos, é na primeira 3ª feira do mês que se realiza, neste caso no dia 7 de Março.

O Convidado Especial chama-se Luís Cavaco, e para quem quiser conhecê-lo, bastar-lhe-á ler o texto abaixo.
----------------------------------------------------
LUÍS CAVACO

Síntese autobiobibliográfica

Nasci em Lisboa em 1979, mas dias depois já estava em Setúbal onde cresci.
Desenho desde que me lembro. Fui sempre autodidacta, aprendi copiando o que via, incluindo os mestres de BD e lendo tudo o que conseguisse. Para além da banda desenhada, a animação e os videojogos, construíram muito do meu imaginário visual e temático.

Participei desde jovem em fanzines e pequenos colectivos de banda desenhada e ilustração. Tinha como objectivo continuar uma carreira nessas áreas. Mas inseguranças, dinheiro e outras circunstâncias, pesaram mais e acabei por seguir a profissão de designer gráfico. Nos últimos anos, já emigrado em Lisboa, fui reintroduzindo a ilustração nos trabalhos de design, até decidir começar de novo, deixando de vez os logótipos, sites e apps, para trás.

Actualmente estudo animação 2D, participei com as minhas primeiras BD em muitos anos, na antologia de terror Sobressaltos e no número 4 da H-Alt, revista colaborativa de sci-fi, fantasia e história alternativa. Estas duas publicações levaram-me no ano passado à Amadora BD como autor.  Entre outros trabalhos como freelancer, criei os personagens, arte e cenários para o jogo Trivia Planet, disponível na Apple TV.

Planeio, nos próximos tempos, criar e partilhar coisas novas nas várias áreas que me apaixonam, BD, animação e jogos. Tentando, pelo caminho, trazer algo do imaginário Português para a cultura popular.

Tenho como principais influências Winsor McCay, Osamu Tezuka, Hayao Miyazaki, Jack Kirby, Katsuhiro Otomo, Akira Toriyama, Shigeru Miyamoto e Moebius, pessoas que admiro pela capacidade que tiveram de imaginar mundos, personagens, histórias que continuam vivas e vibrantes muito depois da sua criação. Estes artistas juntaram muitas vezes a BD, ilustração e animação num todo coerente, sendo essa uma importante inspiração para mim.
Os autores brasileiros Laerte, Fernando Gonsales e Angeli que com as suas edições quase punk dos Piratas do Tietê, Níquel Náusea e Chiclete com Banana, mostraram-me que se pode publicar coisas audazes na língua portuguesa.

Outras influências actuais:
Muitos dos artistas que trabalham nos desenhos animados Adventure Time e Steven Universe que são também autores prolíficos de BD independente. Emily Carroll, Farel Dalrymple, Paul Pope. Quase tudo o que sai das editoras Peow! e Nobrow influenciam-me a nivel de desenho e história.


Contactos

Site:        luiscavaco.com
Portfolio:        artstation.com/artist/luiscavaco
Social:        twitter.com/cavacoluis
Outras coisas:    instagram.com/luiscavaco
Mail:        info@luiscavaco.com
 
-------------------------------------------



-------------------------------------------
TERTÚLIA BD DE LISBOA - TBDL
Local do encontro: Casa do Alentejo
Rua das Portas de Santo Antão, 58
Lisboa


Data: 7 de Março de 2017

Horas do evento: início - 20h00, fim - 23h00
Jantar servido em estilo buffet - 12€ (com sobremesa e bebidas incluídas)


Entrada livre a todos que os gostem de BD  



--------------------------------------
Lista de presenças elaborada por Vidigal, e colocada aqui a posteriori:
 
Álvaro
António Isidro
Carlos Gonçalves
Carlos Moreno
Célsia Alves
Diana Ferreira
Dolores Oliveira
Domingas Gonçalves
Eduarda Ornelas
Falcato
Filipe Duarte
Geraldes Lino
Hélder Jotta
Helena Justino
João Mariano
João Vidigal
Luís Cavaco
Luís Graça
Manuel Ornelas
Pedro Bouça
Pedro Correia
Policarpo
Ricardo Souza
Rodrigues Vaz
Rui Domingues
Simões dos Santos
Tiago Cascalho
Vítor Nascimento

--------------------------------------
Os visitantes interessados em ver posts anteriores dedicados ao tema Tertúlia BD de Lisboa poderão fazê-lo clicando nesse item visível em rodapé 

Sem comentários: