quinta-feira, agosto 31, 2017

Curta de BD na revista Gerador








Construção é o título da curta banda desenhada concebida, traçada e colorida por João Carola, publicada no nº 11 da revista Gerador, na sua edição bimestral relativa aos meses de Janeiro e Fevereiro de 2017.

A construção gráfica desta figuração narrativa afasta-a do esquema convencional embora, ao limite, ela corresponda ao conceito-base da arte sequencial. De facto, o intérprete do episódio mantém-se no mesmo local, mas a imagem do seu corpo movimenta-se, como se ele estivesse à janela de um comboio e do outro lado da janela se visse a ele próprio, horizontal, a deslizar lentamente até desaparecer do seu ângulo visual.
As imagens, valorizadas por uma colorização monocromática, criam um efeito estético subtil a esta obra que, em última análise, constitui uma construção metafórica.

O autor, João Carola (1993), dá a conhecer a sua arte na rede social behance.com/ocarola 



Capa da revista Gerador onde está impressa esta banda desenhada.

------------------------------------------------------------
A fim de ver postagens relacionadas com o tema Banda Desenhada portuguesa em revistas não especializadas basta clicar no respectivo item visível em rodapé

2 comentários:

Joana Grilo disse...

Senhor Geraldes,
Agradeço a sua visita e simpático comentário. Já me tinha expressado uma vez aqui no seu espaço a propósito da publicação sobre o evento Sci-Fi LX, no qual estive presente como voluntária. Desde então sigo o seu blogue. Nem sempre comento mas sigo tudo com uma admiração enorme porque partilha imensas coisas que eu desconhecia. O mundo da banda desenhada é demasiado vasto e eu fico-me sempre pelas coisas que mais gosto, como as bandas desenhadas da DC Comics (sou uma grande fã da Mulher Maravilha, como suponho que percebeu na sua visita ao meu espaço). Neste momento estou a ler as bandas desenhadas do Valerian e estou a adorar.

Agradeço pelas coisas maravilhosas que aqui publica!

geraldes Lino disse...


Fui à procura desse seu comentário a propósito do evento Sci-Fi LX, onde a Joana Grilo estava a ajudar como voluntária. E encontrei-o:

Joana Grilo disse...

Eu era uma das meninas que estava na recepção do evento e fui eu que lhe dei as boas vindas. O senhor Geraldes entregou o seu cartão com o link para o blogue ao meu colega, mas como eu sou fã de banda desenhada decidi dar aqui um saltinho. A partir de agora vou começar a seguir tudo o que aqui for escrito. É muito bom ver pessoas tão interessadas no mundo da BD!

Abraços!


Vejo que é uma jovem participativa e, principalmente, apreciadora das artes, em especial de Cinema e BD.
Fico com o seu email e, de vez em quando, chamar-lhe-ei a atenção para um ou outro post.
Também visitarei, de vez em quando, o seu blogue.