terça-feira, abril 18, 2006

Críticas e Notícias de BD na Imprensa (XII)- "Banda Desenhada" no JL-Jornal de Letras,Artes e Ideias - Autor: João Ramalho Santos


Atenção: para ampliar devidamente este recorte e permitir a leitura, são necessárias duas acções: 1ª - clicar em cima, como é habitual; 2ª - Esperar que apareça, nesta primeira ampliação, no canto inferior direito, o ícone "lente com sinal mais no centro" e clicar de novo.

Aparentemente pequeno, é de dois terços duma página do JL o espaço ocupado pelo excelente ensaio crítico (no recorte acima reproduzido) intitulado Realidades, que incide sobre Blacksad 3 e O Voo do Corvo (vols. 1 e 2)

Foi a surpresa pós-Páscoa, para mim, comprador compulsivo do quinzenário cultural JL-Jornal de Letras, Artes e Ideias, muito por causa da rubrica Banda Desenhada, ao deparar-se-me o artigo bedéfilo num espaço de dimensões ampliadas em relação ao que lhe tem sido mais habitual.

Aconteceu isto na recente edição- que abrange o período de 12 a 25 de Abril -, e da sua amplitude dará uma ideia aproximada a reprodução no topo deste "post".
João Ramalho Santos, crítico que coordena a rubrica e escreve os textos desde 1994 (ele já não se lembra do mês em que iniciou a colaboração literária com o JL), tem desenvolvido um trabalho de elevada qualidade, quer na forma como aborda as obras de Banda Desenhada, quer na invulgar qualidade literária das suas prosas.



O artigo intitulado Nacional acima reprduzido - ilustrado por uma vinheta, extraída do fanzine Efeméride, da autoria de Susa Monteiro - foi publicado no JL-Jornal de Letras, Artes e Ideias, edição de 11 de Abril de 2006

Como se pode ver, o espaço que ocupava anteriormente, embora de tamanho irregular, era bem mais reduzido.

Claro que tal nunca impediu o ilustre crítico de elaborar artigos de qualidade. O que se vê na reprodução acima trata, por exemplo, de edições nacionais, tema menos frequente na rubrica, naturalmente por haver menos matéria prima para trabalhar, comparativamente com a que concerne edições e autores estrangeiros.

Finalmente, deram ao JRS o espaço que ele, e a BD, já há muito mereciam.

Parabéns, João Ramalho Santos. Comprei hoje o JL e exultei. Vais ter mais trabalho, mas a Banda Desenhada agradece.
-------------------------------------------------------
"Posts" anteriores sobre este tema de Crítica nos jornais:
(III) 2006, 8 Março-Jornal de Notícias, por F. Cleto e Pina
(I) 2005, 13 Dez.-Jornal de Almada, por Luiz Beira; (II) 21 Dez.- Jornal As Beiras, por João Miguel Lameiras;