domingo, abril 23, 2006

Revistas com Banda Desenhada Portuguesa (IX) - Underworld - Autor: João Maio Pinto

Os Diamantes são Eternos (onde é que já ouvi isto?), uma bd de João Maio Pinto em duas pranchas, sendo esta aqui reproduzida a primeira

Com o antetítulo "Entulho Informativo", a revista Underworld, mensal, é de distribuição gratuita por tudo quanto é sítio no Bairro Alto - isto em Lisboa -, mas também no Porto, Braga, Coimbra, Leiria, e várias outras cidades.

Costuma sempre ter algum espaço para noticiário bedéfilo, isso já eu sabia. Mas, no mais recente número publicado, relativo ao presente mês de Abril, a revista surpreendeu-me por uma boa razão: publica uma banda desenhada, a preto e branco, em duas pranchas, de autor que muito aprecio: João Maio Pinto.

Aconselho a procurarem a revista, para apreciarem a segunda prancha que não reproduzo, e que, claro, contém o fim do episódio.
----------------------------------------------
Deste mesmo tema há "posts" anteriores: (I)Fev.18-Periférica; Autores: Hugo Pena (desenho), Jorge Pedro Ferreira;(II)Fev.25-Vega-Autor:Richard Câmara;(III)Março 3-Gente Jovem-Autor:Algarvio;(IV)Março 13-Kulto-Autores:Ana Freitas e Nuno Duarte;(V)Abril 2-Megajogos-Autor:Algarvio;(VI)Abril 10-"C"-Autores:Miguel Rocha e José Carlos Fernandes;(VII)Abril 22-Louletano-Autor:Eduardo Teixeira Coelho;(VIII)Abril 22-Revista da Armada-Autor:Antunes

2 comentários:

gevan disse...

Viva Geraldes Lino tudo bem? Nunca mais chegou a dar-me sua opinião acerca da historia que lhe enviei..da "kitty Fé"
Pode dizer-m nomes de blogues interessantes sobre outros ilustradores d BD?

Um abraço!

Geraldes Lino disse...

Olá Gevan.
Este blogue não pretende ser conselheiro de novos autores, apenas tem por finalidade divulgar aquilo que vejo publicado em BD, onde quer que seja.
Além do mais, a bd que me mostrou é pouco significativa (é engraçada, mas joga apenas com figuras geométricas...), para ter uma ideia das suas potencialidades necessitaria de ver um portfólio completo.
De resto, a minha experi~encia diz-me que os autores/artistas evoluem é com a observação do trabalho dos outros. E, os concursos (você ficou em 2º lugar, com aquela bd, no concurso de Pinhal Novo, não foi?) são um bom teste para você comparar com os restantes concorrentes e avaliar das suas capacidades relativas. Vá trabalhando, participe em concursos, continue a fazer bedês para o seu fanzine. O meio é pequeno, há muita (e boa) gente a fazer BD, mas se aquilo que fizer for evoluindo, alguém há-de reparar nas suas qualidades.
Tente colaborar com uma tira de BD num jornal qq aí da área onde vive.
Quanto a dar-lhe endereços de blogues e/ou "sites", visite o "site" www.bedeteca.com e procure o "dossiê", no item "Movimentos", de minha autoria, onde tenho uma lista referente ao ano passado.
Abraço.