quarta-feira, abril 05, 2006

Jornais com Banda Desenhada (VIII) - Mundo Universitário - 3 Abr. 06 - Uma bd de Cheila

Ziggy e Companhia, banda desenhada animalista, de tom humorístico, realizada por Cheila, uma nova autora, sobre personagem criada por Miguel Braga

Depois de Andreia Rechena e Jucifer (Joana Figueiredo), aí está Cheila, mais uma autora, a terceira, a colaborar no espaço dedicado à banda desenhada pelo jornal Mundo Universitário.

Esta é a 25ª bd publicada no MU, tendo colaborado vinte e três autores neste diversificado panorama, apenas com a repetição de dois deles.

Nesta mais recente banda desenhada, intitulada Ziggy e Companhia, um pormenor a ter em conta é o facto de o cão Ziggy ter sido criado, enquanto personagem de BD, por Miguel Braga.
---------------------------------------------------------------------------------
Cheila (Cheila Ferreira) é natural de Lisboa, nascida a 16 de Setembro de 1983. Fez o Curso de Desenho Animado da ETIC (equivalente ao 12º Ano), tem o Curso de Design para Aplicação Multimédia. Tem uma bd publicada na revista Stance, com a personagem Xinquilin criada por Miguel Braga, e participou no Concurso de Ilustração "Anipop" de 2005.
---------------------------------------------------------------------------------
Miguel Braga (Miguel Rui Branquinho Casals Braga) usa assinar M.I.G. nas bandas desenhadas de sua autoria. Nesta banda desenhada curta Ziggy e Companhia, a sua colaboração incide sobre a cedência para a utilização, por diferente autor, da personagem Ziggy, por ele criada graficamente.
Miguel Braga nasceu em Lisboa (Agosto 1971), tem frequência do 4º Ano do Curso Superior de Comunicação Empresarial do ISCEM.
Tem bandas desenhadas impressas nas revistas Portugal Radical, Fórum Estudante (para onde criou o "herói" canino "Ziggy"), Stance, Selecções BD, e também no jornal "Zoófilo". Actualmente está dedicado a tempo inteiro ao Cinema de Animação.

6 comentários:

Anónimo disse...

Sempre que aqui venho a este blog constato que existem varias revistas em Portugal a apostar em BD portuguesa. Principalmente esta.
Existe algum local para onde possamos enviar nossos desenhos na esperança de serem publicados um dia? Tenho curiosidade uma vez que ñunca conheço nenhuma das revistas que aqui são faladas. Como por exemplo este.

"mundo Universitario".. Seria de esperar que fosse distribuida pelas varias universidades do país nao? Entao como nunca ouvi falar a nao ser aqui? Será que é recente? (uma vez q acabei o meu curso há um ano..)

Um abraço e parabéns por este blog que é bastante bom com sempre muitas informaçoes dentro desta área.

GEvan..

Geraldes Lino disse...

GEvan, o jornal Mundo Universitário, que era quinzenal e em data recente passou a semanário, tem sido sempre distribuído (40.000 exemplares) gratuitamente em todas as Universidades do País. Pessoalmente já o vi, dentro de distribuidoras metálicas de cor azul, à entrada das Faculdades de Letras, de Direito, de Belas Artes, e na Universidade Nova (polo de Campolide), todas estas em Lisboa.
Também passei pela Universidade do Algarve, e encontrei lá o jornal. Dizem-me que já o viram no Porto.
Vá à sua antiga Universidade ver se o encontra, e depois diga-me alguma coisa.
O jornal já existe há mais de um ano, há quase um ano estou eu a coordenar a página de BD, onde já foram publicadas 25 pranchas de bandas desenhadas de vinte e três autores diferentes.

Anónimo disse...

Por acaso tenho ido regularmente a Caldas da Rainha e falo com vários colegas meus. E devo dizer que este jornal não é lá distribuido.

GEvan..

Geraldes Lino disse...

Hei-de esclarecer esse aspecto com os responsáveis do jornal. Julgo que está a falar da ESAD - Escola Superior de Arte e Design?

Geraldes Lino disse...

Alguém responsável do semanário Mundo Universitário informoume que, de facto, o jornal não é distribuído nas Caldas da Rainha, mas que estão a estudar com os serviços de distribuição a melhor forma de solucionar essa lacuna.

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Drug induced hair loss How to replace head gasket subaru 1988 Clearance womens bathing suits swimwear Bar sinks faucets Bontril 105mg 3 months 111 00 Microportable digital projector Otc for valtrex louisville alumni license plate frames aqua filter samsungkoelkast Light teeth whitening problem Allegra equivalent