
Apresento mais um dos meus numerosos desenhos com autógrafos de autores de banda desenhada.
Este que acima reproduzo, da autoria de Enrique Breccia, foi feito à mesa de um café, em Lucca (Itália), no já longínquo ano de 1980, no "Lucca 14", ou seja, na 14ª edição do Salone Internazionale dei Comics, dell'Ilustrazione e dell Cinema d"Animazione.
-----------------------------------
BRECCIA, HENRIQUE
Síntese biográfica

Como associação óbvia de ideias, haverá tendência para pensar no excepcional autor/artista, também argentino, Alberto Breccia.
De facto, Enrique Breccia e Patrícia Breccia (que esteve no Festival de Banda Desenhada da Amadora em 2005) são ambos filhos do ilustre Alberto Breccia, e são também autores de banda desenhada (há mais uma irmã, de nome Cristina, de que não estou capacitado para dizer o mesmo).
O início na BD de Enrique foi a ajudar o pai a fazer esboços para Mort Cinder, a personagem superlativa da obra de Alberto Breccia.
Continuando a trabalhar com seu pai, Enrique fez, em 1968, a parte boliviana da biografia de Guevara, na obra La Vida del Che, com argumento de Hector Oesterheld.
No ano seguinte, os Breccia Alberto e Enrique trabalham juntos pela última vez, na extraordinária obra El Eternauta.
Em 1974, agora "a solo", Enrique realiza La Leyenda de Tyl Ullenspiegel, a cores.
Em 1976, sob argumento de Carlos Trillo, colabora na revista argentina Skorpio com a bd El buen Dios, antecessora do seu singular êxito, a excepcional obra Alvar Mayor, de que se publicaram alguns episódios na revista portuguesa Selecções BD.
Para Record realizou a bd El Peregrino de las estrellas, entre muitas outras, trabalhando com vários argumentistas seus compatriotas, entre os quais Guillermo Saccomano e Ricardo Barreiro.
Em 1980 torna-se colaborador da revista Superhumor, onde, no primeiro número, surge a bd Los Enigmas del P.A.M.I., com argumento, mais um, do categorizado Carlos Trillo, em que Breccia se inclui, juntamente com Trillo, embora com aspecto envelhecido.
Nos anos 80 e 90 detectam-se os títulos El cazador del tiempo, El peregrino de las estrellas (título já focado na sua colaboração com a revista Record) e El sueñero, entre outros.
Já em 2000, inicia-se a sua colaboração com a BD norte americana (vulgo "Comics"), especificamente em X-Force, para a Marvel e Batman-Gotham Knights, para a DC Comics.
Está actualmente a trabalhar no título Swamp Thing.
--------------------------------------
"Post" remissivo
Deste mesmo tema há vários textos anteriores, que podem ser visitados clicando na rubrica Archives, na coluna da esquerda do blogue, nos meses indicados abaixo:
2006
Set.26 (VII) - Carlos Roque
Maio, 19 (VI) - John Buscema
Abril 13 - (V) Mordillo
Março 25 - (IV) Moebius
Fev. 11 - (III) Quino
Jan. 12 - (II) Milo Manara
2005
Dez. 26 - (I) Aragonés
Sem comentários:
Enviar um comentário