sábado, junho 30, 2007

Álbuns de BD imprevisíveis e difíceis de obter (VI) - A Aventura de Cabral - Autor: António Martins

Capa do álbum A Aventura de Cabral ou A Invenção do Brasil, da autoria de António Martins

Já foi editado há uns anos, mas só agora veio ter à minha posse (graças à amabilidade de António Martins, seu autor).
Trata-se de um álbum em formato A4, encadernado com capa dura (cartonado, usando o termo técnico tradicional), todo em quadricromia, com 44 páginas.
A obra divide-se em duas partes, sendo a primeira a da banda desenhada propriamente dita, que ocupa dezanove páginas, e a segunda parte, onde se incluem textos, mapas e fotografias alusivas à parte histórica, como seja a descrição de Santarém na época de Cabral, abrange vinte e uma páginas (para quem fizer contas, as quatro que faltam para as 44 têm a ver com a página de rosto, a que inclui a ficha técnica, o texto de apresentação do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, José Miguel Noras (não sei se o responsável autárquico ainda será o mesmo...), além de uma página-separador em branco.

Prancha dupla onde se vê Pedro Álvares Cabral, a observar a costa, a seis milhas de distância. Ao grande monte, muito alto e redondo, ele deu-lhe o nome de Monte Pascoal (por se estar na Páscoa), e a toda aquela terra que vai observando já deu o nome de Vera Cruz.

Excepto na primeira página, a obra está toda planificada e realizada por António Martins em pranchas/páginas duplas, um tratamento gráfico e estético inusitado.

Uma edição com muita qualidade da Câmara Municipal de Santarém. A peça está datada de Setembro de 2001, e não é indicada a tiragem.

Nota: António Martins vai ser o autor- artista homenageado pela Tertúlia BD de Lisboa na próxima terça feira, dia 3 de Julho, e tenciona levar dois ou três exemplares para o "sorteio interactivo de BD". Acerca desse evento, ler mais no "post" seguinte

Sem comentários: