sábado, junho 30, 2007

Tertúlia BD de Lisboa - Ano XXII - 274º Encontro

Prancha da obra A Aventura de Cabral ou A Invenção do Brasil, da autoria de António Martins, autor que vai ser homenageado no 274º Encontro mensal da Tertúlia BD de Lisboa

António da Silva Antunes Martins nasceu em Tomar, estava-se em Janeiro de 1949. Possui o curso de Pintura da que na época se chamava Escola de Artes Decorativas António Arroio.
Na Banda Desenhada tem a seu crédito duas obras editadas em álbum:
1- A Aventura de Cabral ou A Invenção do Brasil;
2 -Salgueiro Maia, o Rosto da Liberdade
E em revistas e jornais:
Em 1994 fez BD para a revista mensal Activa, em episódios autoconclusivos de uma prancha, a cores, durante seis meses;
Em 1998, entre 10 de Junho e 13 de Julho, fez uma banda desenhada em 34 tiras diárias, sob o títutlo "Vacanças", tendo por tema o Campeonato do Mundo de Futebol, realizado em França esse ano, para o jornal 24 Horas.
Também já colaborou nos jornais A Capital e Expresso.
Tem feito, recentemente, para a revista Visão Júnior, estupendas ilustrações com erros propositados (anacronismos, por exemplo) para os leitores descobrirem onde estão.
--------------------------------------------------------
Nota: Foi da prancha acima reproduzida que nasceu a capa do álbum, aliás pouco conhecido, cujo título está indicado na legenda sob a imagem.
Para quem quiser ver essa capa, além de outra prancha dupla, e saber mais detalhes acerca da obra realizada por António Martins, basta fazer "scroll down", que logo aparecerá o "post" anterior a este.
---------------------------------------------------------
"Post" remissivo
Acerca da Tertúlia BD de Lisboa podem ser lidos outros textos nas datas:
2007 - Junho 5, Abril 27, Março 6
2006 - Dez. 19, Nov. 3, Set. 29, Set. 2, Jul. 28, Jul. 1, Jun. 3, Abril. 24, Março, 30, Março 2 2005 - Dez. 19, Nov.30, Out.28, Set. 29, Set.3, Jul. 31
O "post" de 2005, Julho 31, primeiro acerca deste tema, tem um texto bastante extenso onde se fica com uma ideia mais clara do que é e como funciona esta Associação Informal Tertúlia BD de Lisboa.

5 comentários:

Rodrigo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

Anónimo disse...

Atente ao jornal "8ª Colina" que saiu esta Sexta com o Público, pág.19. Saiu uma bd interessante!

Geraldes Lino disse...

Obrigado Anónimo, pela dica. Também vi essa bd no suplemento 8ª Colina, porque compro diariamente o jornal Público.

A. Caeiro disse...

Geraldes Lino:
Vim dar a este seu blog, e ainda bem!
Não sei se está recordado da A. C. Uroboro de Setubal?
Um abraço e voltarei.

Geraldes Lino disse...

A. Caeiro
Fiquei com impressão indelével do contacto que tive com a [associação informal?] Uroboro, e respectivos participantes (os e as), pessoal com boas motivações culturais e humanas. Dêem mais sinais de vida!