domingo, novembro 18, 2007

Banda Desenhada portuguesa nos jornais (LXXIV) - Mundo Universitário - Autores: José Pedro Costa e Arlindo Fagundes

Prancha da banda desenhada Arqueologia, da autoria de José Pedro Costa (desenho e colorido) e Arlindo Fagundes (argumento)
in rubrica BD do semanário Mundo Universitário, nº 85 de 12 Nov. 07

Desenhar bem e, em simultâneo, criar bons argumentos, são qualidades indispensáveis para se ser autor completo de banda desenhada.
Digo completo porque há quem desenhe muito bem, mas não tenha grande talento ficcional, assim como a maioria dos argumentistas não tem capacidade para o desenho. Conjugar em elevado nível ambas as componentes da BD, argumento e desenho, é o que distingue os autores de referência.
Arlindo Fagundes corresponde inteiramente a esta última premissa. Sabe-o quem conhece as suas principais obras na Figuração Narrativa, La Chavalita - Pitanga barbeiro a domicílio, e A rapariga do poço da morte, ambas editadas em álbum, a primeira há cerca de vinte anos, a segunda em data recente.
Pois é esse mesmo Arlindo Fagundes - um indiscutível excepcional contador de histórias - quem aparece a assinar o argumento da banda desenhada Arqueologia, em que o desenho, de excelente qualidade, pertence a José Pedro Costa. Ou seja: trocaram as tarefas, em comparação com a anterior colaboração no MU (2007, Abril 18), em que o desenho, argumento e legendagem pertenceram a Fagundes, e o colorido ao Costa.
Também José Pedro Costa não é nenhum novato: foi premiado num concurso de BD organizado pelo hoje praticamente extinto Clube Português de Banda Desenhada, foi publicada no respectivo Boletim a sua extensa adaptação aos quadradinhos da obra O Malhadinhas, de Aquilino Ribeiro, e uma outra bedê, titulada A Boneca, no mesmo fanzine. A sua actividade principal tem sido a ilustração, especialmente para livros dedicados à juventude, bem conhecios os da colecção O Triângulo Jota, para os quais fez todas as capas e ilustrações do texto. O êxito destes episódios juvenis foi de tal ordem que deu direito a adaptação televisiva da responsabilidade da RTP1.
Esta dupla já antes tinha passado pela rubrica BD do Mundo Universitário, e reapareceu agora no nº 85, de 12 de Novembro, deste semanário de distribuição gratuita nas nossas universidades, com uma tiragem de 35.000 exemplares.
Façamos as contas: se houver 25.000 estudantes universitários que folheiem o jornal, quinze mil que o leiam, mesmo que parcialmente, haverá uns dez mil que estacarão na página BD, normalmente a penúltima (excepcionalmente já tem aparecido na que penso ser bastante visível, a última página).
Seja onde for, este espaço contínuo no Mundo Universitário é uma realização excepcional para a banda desenhada portuguesa, existente há já quase três anos, e onde foram publicadas, até agora, sessenta e sete episódios autoconclusivos, de muitos autores e diferentes estilos.
----------------------------------------
Para ver "posts" anteriores, de igual tema, e, eventualmente, do mesmo autor, basta clicar na coluna "archives" nas datas indicadas:

Nov. 11 - Derradé
Out. 31 - Agonia Sampaio;
Out. 25 - Manaças (Pedro Manaças);
Out. 16 - Álvaro
" 12 - Pedro Alves
" 10 - Lam (João Lam)
" 3 - Autores: Ricardo Reis, Cristiano Baptista e André Oliveira
Set. 25 - Autor: Antero Valério
Agosto, 14 - Gui e Joca
Agosto, 13 - Joba e ML
Julho 12 - Luca
Junho 4 - Esgar Acelerado
Maio 31 - Algarvio
" 28 - Ricardo Cabral
" 14 - José Carlos Fernandes
" 12 - Filipe Andrade (desenho), Filipe Pina (argumento)
" 1 - Vasco Gargalo
Abril 24 - Zé Manel
" 18 - Arlindo Fagundes (arg. e desenho), José Pedro Costa (cor)
Março 30 - Pedro Nogueira
" 23 - José Lopes (MU nº 61)
" 16 - Zé Paulo (MU nº 60)
" 7 - Lam (MU nº 59)
" 1 - Ricardo Correia (desenho), André Oliveira (arg.), Ana Maria Baptista (colorido)
Fev.12 - Pedro Zamith
" 7 - Nazaré Álvares
" 7 - Marco Mendes
Jan. 23 - Ângela Gouveia
" 16 - Filipe Goulão
2007 - (lista acima)

Dez.6- A.Rechena
Nov.28 - José Lopes
" 21 - Pedro Alves
" 14 - Nuno Saraiva
" 8 - Pedro Morais
Out.31 - Ricardo Ferrand
" 24 - Algarvio
" 17 - Ricardo Cabral
" 11 - Álvaro
" 5 - Pedro Massano
Set.27 - Derradé
" 24 - Nuno Saraiva
Ainda em 2006, mas após as "férias grandes" (entre 8Jun. e 24Set, lapso de tempo em que o MU não foi editado), a lista de colaboradores vê-se daqui para cima
Jun.8 - Estrompa
Maio 31 - António Valjean
" 24 - Pedro Nogueira
" 20 - Zé Manel
" 16 - Ricardo Cabral e Jorge Cabral
" 12 - Pepedelrey
" 4 - J.Mascarenhas
Abril 5 - Cheila
Março 29 - Pedro Manaças
" 20 - Júcifer (Joana Figueiredo)
" 15 - Pedro Nogueira
Fev.14 - A.Rechena
" 8 - Derradé
Jan.19 - Pedro Alves
2006 (lista acima)

Dez.12 - Álvaro
Nov.24 - Luís Valente
" 15 - Paulo Marques e Bruno Silva
Out.28 - Fritz
" 13 - Francisco Sousa Lobo
2005 (Lista acima. Neste ano houve mais autores publicados no MU, mas cujas pranchas não foram reproduzidas aqui no blogue)

6 comentários:

Anónimo disse...

não consigo ler a imagem, agradecia a correcção pois é por este meio que sigo as histórias do mundo universitário.

Geraldes Lino disse...

Caro anónimo. A propósito: por que será que na internet quem nos escreve usa tanto o anonimato? Já fui responsável em várias revistas (Jornal da BD, Mosquito-V série, Selecções BD) pela secção de correio do leitor, e, na maioria dos casos, os correspondentes usavam o nome verdadeiro. Ainda hoje se encontram, nas revistas antigas, nomes de pessoas bem conhecidas nos nossos dias.
No que se refere à sua crítica de a imagem estar muito escura, o problema tem a ver com o facto de as cores muito escuras usadas pelo colorista ficaram prejudicadas na impressão em papel de jornal.
O que lhe posso fazer - visto que tem interesse em ler as bandas desenhadas publicadas no Mundo Universitário - é enviar-lhe um exemplar, se me indicar a sua morada.
Já agora, uma dica: em Lisboa, nos átrios das várias universidades há bastantes exemplares à disposição dos estudantes e do público em geral, colocadas em expositores.
Mantenha-me ao corrente do que fez ou pretende fazer

Anónimo disse...

Aconselhava o uso de etiquetas/tags (caso seja possível neste modelo) de forma a consulta dos posts mais recentes. Neste caso o histórico de posts semelhantes ficava apenas no primeiro a ter etiquetas.

Geraldes Lino disse...

Caro visitante Carlos
Acontece que sou um básico em informática. Pelo que diz, julgo que de facto deve ser uma melhoria substancial, no visionamento de "posts" anteriores. Mas eu não sei como é que se faz isso.
Se me pudesse explicar, por escrito (ou até pessoalmente, em Lisboa), agradecia-lhe.
Caso queira iniciar contacto comigo, e como não quero pôr aqui o meu email, fico-lhe grato se o fizer por escrito, para o meu endereço público:
Apartado 50273
1707-001 Lisboa

Dª ZARZANGA disse...

Lino, talvez(e com tempo )eu te possa ajudar nisso, sim?

Geraldes Lino disse...

Zarzanga (não sei por que motivo usas pseudónimo; o teu nome, bem engraçado, passa bem por pseudónimo:-). Agradeço a tua oferta, temos de combinar. Isto porque o visitante Carlos, que "levantou a lebre", não deve ter voltado a ler esta coluna de comentários (o que é natural, não o estou a recriminar).
Bjs.