sexta-feira, novembro 16, 2007

Exposição de Banda Desenhada na Escola Secundária António Arroio - Autor-artista: Pedro Massano

Imagens de pranchas reproduzidas no convite para a exposição indicada no título do "post", relacionadas com obra inédita, Le trésor du vice-roi, de Pedro Massano

De improviso, posso definir Banda Desenhada, ou numa expressão mais correcta, Figuração Narrativa, como "arte de imbricar duas componentes indissociáveis, texto ficcional, escrito ou implícito, com imagens sequenciais, de forma a construir um todo homogéneo, visionável e legível".
Pedro Massano é autor de obra já bem vasta nesta complexa, exigente e trabalhosa forma de arte, tendo-se iniciado em 1972 nos suplementos "Quadradinhos" do jornal A Capital, e "A Mosca", do jornal Diário de Lisboa.
A partir daí foi sempre a avançar, tendo integrado aquele grupo a que já chamei "os visionários da Visão" (revista artisticamente revolucionária, editada entre 1975 e 76), cria posteriormente um pássaro altamente crítico "O Abutre", e publica-o em sete álbuns. Nesta área dos álbuns, não facilmente acessível, tem mantido invulgar actividade, com obras importantes e de elevada qualidade (A Lei do Trabuco e do Punhal, A Conquista de Lisboa, Le Deuil Impossible, destes dois últimos títulos, cada um deles com dois tomos publicados).
Explanar aqui o seu currículo, mesmo em síntese, daria para uns largos milhares de caracteres, o que não viria muito a propósito deste "post" basicamente informativo, relacionado com uma exposição inaugurada ontem, 15 de Novembro, na Escola Secundária António Arroio, que irá permanecer visitável (o público tem acesso autorizado) até 14 de Dezembro deste ano de 2007.Mais imagens da obra inédita Le trésor du vice-roi, elaboradas para a editora Glénat, após a publicação, por aquela editora francesa, de dois tomos da obra Le deuil impossible, dedicados ao rei D.Sebastião.
Estas pranchas estão visionáveis publicamente, pela primeira vez, o que implica visita inevitável e obrigatória para todos quantos apreciam o talento de Pedro Massano, e dão o devido valor à arte sequencial vulgarmente conhecida por BD.

Há neste blogue, em 2006, Maio 31, um "post" com uma entrevista a Pedro Massano.

2 comentários:

Miguel Ruivo disse...

Encontrei, numa feira de livros antigos, alguns albuns do dito Abutre.

Obrigado pelas demais informações sobre o autor, que ate agora, se encontravam desconhecidas pela minha parte, alem de que os volumes nao referem o resto do nome do autor.


- Miguel Ruivo

Geraldes Lino disse...

Viva Miguel Ruivo (conhecemo-nos, parece-me, no Festival da Amadora).
Chegou a ver o "post" onde está a minha entrevista com o Pedro Massano, incluindo retrato?
Há outro "post", nesse mesmo ano 2006, Outubro 4, dedicado ao tema "Castelos na Banda Desenhada", onde reproduzi pranchas desse mesmo categorizado autor.
Gostaria que me dissesse se conseguiu lá chegar, através da coluna "Archives".