terça-feira, novembro 13, 2007

Exposição de BD no Espaço de Divulgação Cultural do bar Maus Hábitos, no Porto - Autores-artistas: Marco Mendes, Miguel Carneiro, José Feitor, et al

Cartaz da exposição patente a partir de 15 de Novembro no espaço cultural do bar "Maus Hábitos", no Porto
Cartaz da autoria de Nuno Sousa

Ver bandas desenhadas em exposição tem componentes fascinantes: observar, com detalhe, as pranchas originais, ainda com mal apagados traços de lápis do "layout", eventuais correcções, as tintas no seu esplendor intacto.
Isto vai ser possível brevemente, ou já o é neste momento, conforme o caso, em dois locais distintos e opostos (geograficamente falando), um no Norte (Porto, espaço cultural do bar "Maus Hábitos", de 15 de Novembro a 23 de Dezembro), outro no Sul (Faro, galeria de exposições do IPJ, de 8 de Novembro a 10 de Dezembro).
No Norte, podem apreciar-se bedês e ilustrações (se calhar, mais da arte da Ilustração do que da Banda Desenhada), dos seguintes autores-artistas: Marco Mendes, Miguel Carneiro, José Feitor, André Lemos, Ana Torrie (não conheço e, curiosamente, usa um invulgar apelido, também pertencente ao resto do nome de Stuart Carvalhais, será ainda da família?), Janus, Zé Cardoso, Mauro Cerqueira (também não conheço estes dois, fazem BD ou apenas Ilustração?), Filipe Abranches, Rosa Baptista, Jucifer e Lucas Almeida, numa mostra colectiva intitulada "Se cá nevasse fazia-se cá ski - Um percurso pela periferia".
A inauguração deste mostruário artístico terá fundo musical, a cargo dos Lobster, e visionamento de filmes de Artur Varela (se é quem penso, com este nome, ele também ilustrador e banda-desenhista, não presente na exposição. Porquê?). Haverá mais um motivo de interesse: o lançamento do fanzine Animais, de José Feitor (que já foi editor do Zundap, e voltou à acção fanzinística, o gosto pelos fanzines é um vírus sem anti-vírus possível, ficas a saber, José Feitor).
No Sul, idêntico programa (mas, com certeza, mais Banda Desenhada que Ilustração), neste caso representando autores-artistas algarvios (ou residentes no Algarve): Luís Peres, Phermad, Rocha e Serafim. (ver "post" acima).

3 comentários:

Anónimo disse...

o espaço chama-se Maus Hábitos, não Más Criações... e não tem uma galeria de arte - é bar e espaço de divulgação cultural (http://www.maushabitos.com/)
Os autores que não conhecesses participaram no Prémio de Desenho do Senhorio (Abril'07). Todos os trabalhos participantes estão no blog d'A Mula.

Geraldes Lino disse...

Caro amigo anónimo, alguém com "maus hábitos" aposto (gosto muito do vosso amplo e polivalente bar, já lá estive duas vezes, mas baralhei o nome com outra coisa cultural que conheço), obrigadíssimo pela atempada correcção, que já aproveitei no "post".
Tenho pena de não poder lá estar na 5ª fª, mas conto ir aí ao Porto antes do fim da exposição.

Geraldes Lino disse...

E só hoje escrevi o nome do autor do cartaz, Nuno Sousa porque dele tomei agora conhecimento num blogue do Porto. Não deve ser o Enanenes, que tem esses nome próprio e apelido, e também é do Porto.