quarta-feira, novembro 28, 2007

Festivais, Salões BD e afins - (Odemira) - BDTECA - 20 Out. a 20Nov. - 20Nov. a 20Dez.2007

Tendo por fulcro a Banda Desenhada (BD), continuam a realizar-se, de Norte a Sul do país, eventos de índole cultural e artística.

É o que está a acontecer em Odemira, sob o (simples, mas pouco esclarecedor) título de BDTECA (*). Pelo segundo ano consecutivo, por iniciativa da respectiva Biblioteca Municipal, acontece este evento "mix" onde coexistem diversas componentes baseadas na Figuração Narrativa, a saber:

1. Concurso de BD aberta a todos os interessados nesta arte (com uma única regra: desde que tenham idade igual ou superior a 16 anos, mas sem limite de idade.
Nota: este concurso está ainda aberto à participação, como pode ver qualquer interessado, se quiser ver o regulamento neste blogue, num "post" afixado em Outubro, 16.
2. Uma feira de edições de BD (livros, álbuns e revistas, e espero que os fanzines também lá estejam presentes), intitulada Feira do Comic Book e da BD.

3. Exposições: na Biblioteca Municipal José Saramago estará patente "Desenhar a Música", pranchas de uma obra da autoria de José Garcês; além desta, haverá mais cinco exposições que serão montadas em diferentes escolas, entre os dias 20 de Novembro e 20 de Dezembro.
Nota: eis a razão pela qual, no título deste "post" indiquei como datas do evento 20 Out. a 20 Nov., e 20 Nov. a 20 Dez. Porque, sendo a data do evento BDTECA de 20 Out. a 20 Nov., as exposições deslocalizadas, parte integrante do acontecimento bedéfilo prolongam-se até 20 Dezembro.
4. Acções de formação, onde se inclui um "workshop" de fanzines (coordenado exactamente por este bloguista e fanzinista que aqui escreve), que terá como participantes alunos da Escola Profissional de Odemira, jovens entre os 16 e os 18 anos. A função vai efectivar-se entre as 8h30 e as 16h de 29 Novembro).

Nota: Já dei, verbalmente, a sugestão que aqui deixo publicamente:
Em vez de apenas BDTECA, deveria ser:
BDTECA - 2ª Mostra de Banda Desenhada/Odemira 2007
Considero que é redutor aparecer unicamente a palavra BDTECA, sem se saber quantas "bdteca" já se realizaram, onde se realizam, e o ano a que se refere.

Além do facto de o neologismo bedeteca (aqui simplificado para bdteca) ter por significado, ainda não dicionarizado, "local onde se guarda bedê", tal como, por exemplo, videoteca é o local onde se guardam vídeos.

Sem comentários: